Santos abre novas vagas gratuitas para aulas de xadrez na segunda (3) | Boqnews
Foto: Nathalia Filipe/PMS

Esportes

31 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos abre novas vagas gratuitas para aulas de xadrez na segunda (3)

São 24 novas vagas disponíveis

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes, abre, nesta segunda-feira (3), 24 novas vagas para aulas gratuitas de xadrez no Complexo Esportivo e Recreativo (CER) Rebouças, na Ponta da Praia.

Sendo assim, para se inscrever, os interessados devem ter 8 anos ou mais e comparecer pessoalmente à secretaria do equipamento, localizado à Praça Eng. José Rebouças s/nº, das 9h às 11 ou das 14h às 17h, portando original e cópia do documento de identidade com foto, documento do responsável (caso menor de idade), além do comprovante de residência.

Dessa forma, as inscrições permanecem abertas enquanto durarem as vagas.

Nos últimos dois anos, com o início da pandemia de Covid-19 e o lançamento da série ‘O Gambito da Rainha’ em uma plataforma de streaming, o interesse pelo xadrez aumentou significativamente em todo o mundo.

Portanto, na semana após a estreia da série, as buscas pelo jogo de tabuleiro cresceram 41%, e foram aumentando sucessivamente nas semanas seguintes.

No mesmo ano, de acordo com o Google, a pergunta mais feita pelos internautas foi “como jogar xadrez”.

No entanto, em março de 2020, as plataformas de jogos on-line registraram um aumento considerável de pessoas interessadas nessas disputas, em torno de 378 mil novos jogadores. E, em Santos, isso não tem sido diferente, com o aumento do interesse dos jovens e o surgimento de novos talentos.

Desse modo, o técnico da equipe santista de xadrez, Carlos Sega, observou o aumento na procura pela modalidade na Cidade.

“Tivemos fases ao longo dos anos. Um grande momento do xadrez na década de 70 foi impulsionado pelo match Fischer vs Spassky no auge da guerra fria. Depois,  na década de 80, apareceram muitos atletas e surgiram campeões paulistas, quando as escolas encaminhavam os alunos que se destacavam para os clubes.

E  agora, mais recentemente, a série ‘O Gambito da Rainha’ auxiliou na propagação da modalidade. O cenário hoje é uma grande demanda por professores nessa área, mas poucos profissionais disponíveis. Precisamos formar novos mestres. A quantidade de interessados em xadrez auxilia a descobrir talentos, mas o desempenho deles muitas vezes passa por apoio e incentivo familiar”, diz.

Ele falou sobre os benefícios da modalidade. “O xadrez tem os mesmos benefícios inerentes a qualquer esporte, como a socialização, mas vai além, tendo impacto positivo na concentração, foco na resolução de problemas, controle de tempo das tarefas e incentivo ao estudo”, destaca.

Contudo, no ano passado as equipes santistas de xadrez se destacaram nos principais campeonatos estaduais, garantindo o título geral feminino e masculino dos Jogos Regionais e a 1º colocação no feminino nos Jogos Abertos da Juventude.

Dessa maneira, para a professora de xadrez da Semes e atleta da equipe Santos F.C/Fupes, Juliana Fassis, para aprender xadrez é importante que o aluno tenha paciência, concentração, respeito pelo adversário e goste de estudar. “No xadrez é preciso estar sempre atualizando as jogadas. Temos torneios pelo mundo todo. É fundamental analisar como os grandes mestres jogam para melhorar o seu nível. Quem gosta de jogar xadrez deve estar sempre estudando novas estratégias e fazendo exercícios para encontrar a melhor jogada”, frisa.

Ela explica que xadrez não tem idade. “É para todos. Dizemos a partir de crianças de 8 anos por conta da compreensão das regras, mas é uma prática que só traz benefícios, tanto para crianças quanto para jovens e idosos que, além de ajudar na memória e raciocínio, também favorece a sociabilização”, conta.

Além disso, o secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, destacou a importância de incentivar novas modalidades.

“Temos buscado oferecer nos centros esportivos uma variedade cada vez maior de atividades. Nos dois últimos anos trouxemos o xadrez, a esgrima, a canoa havaiana, o tênis em cadeira de rodas entre outras. E estamos colhendo bons frutos através do número cada vez maior de jovens praticando os esportes e o surgimento de novos talentos, que tem nos trazido importantes resultados nas competições, levando o nome da Cidade”, destacou.

Novas turmas (quatro vagas em cada turma)

Terças e quintas-feiras:
14h – Grupo iniciantes
15h – Grupo intermediário
16h – Grupo avançado

Quartas e sextas-feiras
14h – Grupo iniciantes
15h – Grupo intermediário
16h – Grupo avançado

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.