Com um gol do atacante Ricardo Oliveira, que chegou ao seu sétimo gol no Campeonato Paulista, o Santos arrancou o empate por 1 a 1 contra o Corinthians neste domingo (5), no Itaquerão, pela 14ª rodada da competição.
Com o resultado, a equipe da Vila Belmiro, que saiu atrás no placar, chegou aos 31 pontos, assumindo a vice-liderança da classificação geral, na frente de Palmeiras e São Paulo.
Já o Corinthians, como consolo, continuou invicto no torneio e garantiu o primeiro lugar no geral, o que fez o time do técnico Tite assegurar o mando de campo até as fases decisivas da competição.
Na última rodada antes da fase mata-mata, o Corinthians enfrenta o XV de Piracicaba, fora de casa, enquanto o Santos recebe o Rio Claro. Ambos os jogos serão na quarta-feira (8), às 22h.
O jogo
O Santos veio ao clássico com Elano no meio de campo em busca de ter mais posse de bola no campo de ataque e, assim, evitar ser pressionado pelo Corinthians. Porém, a estratégia santista não surtiu o efeito esperado no jogo. Pelo contrário.
Os corintianos dominaram completamente a partida, principalmente, no primeiro tempo, e se não fosse a trave e o goleiro Vladimir, teriam ido para os vestiários com um placar muito maior que o 1 a 0.
Na jogada de maior pressão, aos 19min, Renato Augusto chutou de longe e acertou a trave. No rebote, Guerrero cabeceou e o goleiro santista fez bela defesa. Depois, na sequência, o camisa 9 corintiano chutou cruzado e o goleiro do Santos fez outra excelente intervenção.
Recuado e sem nenhuma proposta de contra-ataque, a equipe da Vila Belmiro teve Ricardo Oliveira muito isolado entre os zagueiros corintianos, além de Robinho com pouca participação pelo lado esquerdo do ataque.
Com este cenário, o Corinthians chegou ao gol aos 41min. Após cobrança de escanteio de Jadson, o zagueiro Felipe subiu sozinho na pequena área e, de cabeça, abriu o placar para os donos da casa.
Como os corintianos voltaram para o segundo tempo ainda com o domínio dentro de campo, o técnico Marcelo Fernandes promoveu a entrada de Geuvânio no lugar de Elano, o que deixou o time do litoral paulista mais ofensivo.
E, logo em seguida da modificação, o empate aconteceu. Aos 12min, Robinho passou para Chiquinho na linha de fundo cruzar na cabeça de Ricardo Oliveira, que mandou a bola no canto direito, sem chances para o goleiro Cássio.
Nos minutos finais do jogo, nem as entradas de Vagner Love e Petros fizeram o Corinthians voltar a pressionar os visitantes.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Elias, Renato Augusto (Petros), Jadson e Emerson Sheik; Guerrero (Vagner Love)
T.: Tite
SANTOS
Vladimir; Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho (Cicinho); Valencia, Renato, Elano (Geuvânio) e Lucas Lima; Robinho (Gabriel) e Ricardo Oliveira
T.: Marcelo Fernandes
Estádio: Itaquerão
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Gols: Felipe, aos 39 min do 1º tempo; Ricardo Oliveira, aos 14 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Fagner, Emerson Sheik (C), Valencia, Victor Ferraz, Geuvânio e Cicinho (S)
Renda: R$ 1.833.746,95
Público: 32.199 pagantes