Santos completa 10 anos sem títulos nacionais ou internacionais | Boqnews
Foto: Divulgação/SFC

Esportes

05 DE SETEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos completa 10 anos sem títulos nacionais ou internacionais

Recopa Sul-Americana conquistada em setembro de 2012 foi o último título do Santos, com exceção do Campeonato Paulista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Santos completa neste mês uma década sem ser campeão, com exceção do Campeonato Paulista. Assim, a última vez que a torcida do Peixe comemorou um título nacional ou internacional foi na Recopa Sul -Americana de 2012.

Naquela ocasião, o Santos, que ainda tinha Neymar, derrotou a Universidad de Chile na final. No primeiro confronto em Santiago, o duelo terminou empatado sem gols. Já na volta, a equipe do técnico Muricy Ramalho não deu chances ao adversário e com gols de Neymar e Bruno Rodrigo conseguiu o título no Pacaembu. Certamente, se o torcedor santista soubesse do período que estava por vir teria comemorado esta conquista com muito mais entusiasmo. De lá para cá, o Peixe viveu de tudo um pouco: menos ser campeão nacional ou internacional.

Em 10 anos, o clube viveu momentos de bom futebol com vices campeonatos, brigas contra o rebaixamento, crises política e financeira, venda de jogadores e uma série de mudanças.

O único ponto que se manteve foi a paixão dos torcedores. Para dizer que a torcida não pode soltar a voz, a equipe conquistou o título do Paulistão nos anos de 2015 e 2016. Entretanto, cada vez mais a competição fica menos interessante tanto no ponto de vista futebolístico, como no financeiro.

Vices

Após um 2013 de dificuldades por perder Neymar e sofrer uma derrota humilhante de 8 x 0 para o Barcelona, o Santos teve um bom momento no ano de 2014, quando chegou na semifinal da Copa do Brasil contra o favorito Cruzeiro. Apesar do ótimo momento do adversário, a equipe da Vila Belmiro embalada pelo talento de Robinho e Gabriel conseguiu jogar bem e a eliminação veio em erros defensivos.

Se a Copa do Brasil de 2014 deixou o torcedor do Santos triste, a de 2015 então nem se fala. Sob o comando do técnico Dorival Júnior, a equipe que contava com a grande fase de Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira eliminou os rivais Corinthians e São Paulo. Na final, o adversário era o Palmeiras e naturalmente o Santos era favorito pelo futebol mostrado na competição, mas com muita garra o Alviverde conseguiu ser campeão nos pênaltis.

Novamente, o Santos foi vice para o Palmeiras, dessa vez no Brasileirão de 2016. A briga pelo título durou até a penúltima rodada. Assim, a equipe de Dorival Júnior foi perdendo peças importantes e em 2017 o Santos já não tinha o mesmo poder dos anos anteriores.

O bom futebol voltou em 2019, com o comando de Jorge Sampaoli e o brilho de Carlos Sánchez, Soteldo e Marinho, o Santos fez uma campanha de campeão no Brasileirão, com 74 pontos. O problema é que o Flamengo não perdia e o Rubro-Negro conseguiu o título somando incríveis 90 pontos.

Oportunidades não faltaram para o Santos quebrar o jejum e com toda certeza, a derrota mais sofrida aconteceu na final da Libertadores de 2020 para o rival Palmeiras.

Após eliminar LDU, Grêmio e Boca Juniors, a equipe do técnico Cuca não conseguiu demonstrar o bom futebol que surpreendeu a América e com um gol nos acréscimos de Breno Lopes viu a oportunidade de o tetra escapar.

Rebaixamento

Neste período, o Santos lutou contra o rebaixamento de forma direta em três oportunidades. No Paulistão de 2021, o Alvinegro Praiano só conseguiu se salvar na última rodada, assim como ocorreu neste ano.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, o Santos se livrou da Série B na última rodada.

Crise financeira

Odílio Rodrigues, Modesto Roma, José Carlos Peres, Orlando Rollo e Andrés Rueda. Nos últimos anos, o Santos teve cinco presidentes e todos tiveram que lidar com os problemas financeiros do clube.

A crise política do Alvinegro também se agravou, tanto que em 2020, José Carlos Peres sofreu impeachment. Em 10 anos, o Alvinegro Praiano também vendeu jogadores importantes, caso de Neymar, Rodrygo, Gabigol, Bruno Henrique, Lucas Veríssimo e Thiago Maia. Os problemas financeiros continuam. Para piorar, o Santos viu os rivais Palmeiras e Corinthians acumularem conquistas neste período.

Nos últimos anos, Palmeiras, Flamengo e Atlético/MG tem criado ainda mais dificuldades para outros clubes serem campeões.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.