Santos enfrenta novos caminhos para garantir a vaga na Copa do Brasil | Boqnews
Foto: Santos FC

Esportes

10 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos enfrenta novos caminhos para garantir a vaga na Copa do Brasil

Eliminação no Paulista obriga o Santos a melhorar o desempenho em outras competições para assegurar vaga na Copa do Brasil do próximo ano

Por: Felipy Brandão
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos tem três caminhos diferentes para a vaga na Copa do Brasil de 2024.

Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista de 2023, o Santos não tem qualquer chance de classificação para a Copa do Brasil de 2024 pelo Campeonato Estadual.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem seis vagas na competição nacional, cinco delas para times do Paulistão, mas o Peixe terminou a competição apenas na 12ª colocação.

No entanto, o Santos ainda pode garantir a participação na segunda competição mais importante do futebol brasileiro por três caminhos diferentes.

São eles: a própria Copa do Brasil deste ano, o Campeonato Brasileiro ou a Copa Paulista.

Dessa forma, no dia 26 de dezembro de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o regulamento da Copa do Brasil de 2023. E uma mudança para a competição a partir de 2024.

Copa do Brasil

Até então, dez vagas na competição eram garantidas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC). Eliminado na primeira fase nas duas últimas edições do Paulistão, o Santos garantiu a classificação para a Copa do Brasil de 2022 e de 2023 via ranking. Atualmente, o clube ocupa a nona colocação no RNC.

Sendo assim, a partir de 2024, os times da Copa do Brasil serão definidos da seguinte forma: 12 vagas para clubes classificados para a Copa Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B e clubes complementares do Campeonato Brasileiro de 2023, respeitando a ordem de classificação final.

Assim, são 80 vagas para clubes que se classificarem nas competições estaduais. O estado de São Paulo terá direito a seis vagas, sendo cinco para o Paulistão e uma para o campeão da Copa Paulista.

Neste caso, nem é preciso fazer contas. Se for campeão da Copa do Brasil de 2023, o Santos garante uma vaga na Copa Libertadores de 2024 e, consequentemente, na terceira fase da Copa do Brasil do próximo ano.

O Peixe eliminou o Ceilândia na primeira fase da Copa do Brasil deste ano. E venceu o Iguatu-CE na segunda fase por 3 a 0 na Vila Belmiro na última quinta-feira (9).

Desse modo, o jogo único aconteceu com portões fechados por causa da invasão de campo no confronto contra o Corinthians na edição de 2022.

O Peixe está entre os 32 melhores times do torneio. Será feito um novo sorteio, com a entrada dos times que disputam a Copa Libertadores e os vencedores das Copas Regionais de 2022, além do São Paulo (pelo posição no Brasileirão 2022).

 

Libertadores

Se o Santos garantir vaga na Copa Libertadores de 2024 no Campeonato Brasileiro estará automaticamente classificado para a Copa do Brasil de 2024.

Os seis primeiros colocados no Brasileirão garantem vaga na Libertadores, além do campeão da Copa do Brasil.

Nesse caso, ainda sobrariam duas vagas para os melhores colocados no nacional. Isso pode mudar se times brasileiros ganharem a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana neste ano.

Os classificados para a Libertadores entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil.

Sem vaga no Paulistão e se não quiser depender dos outros no Brasileirão, o Santos pode se inscrever na Copa Paulista, torneio que acontece no segundo semestre deste ano e reúne principalmente clubes das Séries A-1, A-2 e A-3 que não têm vaga nas competições nacionais, mas também aberto para clubes dessas divisões que disputam o nacional.

O Santos disputou a competição pela última vez em 2021 com a sua equipe de aspirantes e  foi eliminado na primeira fase.

Portanto, o próximo jogo do time Alvinegro Praiano será daqui um mês pela estreia do Campeonato Brasileiro diante do time do Grêmio, fora de casa.

Todavia, na Copa Sul-Americana, o Peixe já entrará na fase de grupos como um dos cabeças de chave. A Conmebol realizará o sorteio no próximo dia 22.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.