O adversário não era dos mais complicados. Portanto, nada melhor do que começar com o pé direito a mais importante competição do futebol de base no Brasil, a Copa São Paulo, vencendo e convencendo. Foi o que fez o Santos na noite deste domingo (4), ao superar o Centro Esportivo Nova Esperança (CENE), do Mato Grosso do Sul, por 4 a 0, em sua estréia no torneio.
O resultado colocou o Peixe na liderança do Grupo A, disputado em São José do Rio Preto (SP), com os mesmos três pontos que o América, time da casa, mas superando no saldo de gols (4 a 1 a favor dos alvinegros). O time do Centro-Oeste, pelo mesmo motivo, segura a lanterna da chave, já que tem um saldo pior que a outra equipe da chave, o União de Rondonópolis (MT).
O Santos não chegou a ter problemas durante a partida. Melhor em campo, precisava apenas passar pela barreira defensiva montada pelo treinador Fernando Guisini, que já atuou na Vila Belmiro. Rapidamente, os santistas se soltaram e o gol acabou saindo, ainda que em uma cobrança de pênalti. André foi derrubado pelo goleiro Marquinhos, dentro da área. Na batida, Serginho inaugurou o marcador.
Enquanto o CENE tentava chegar na surpresa, buscando sempre armar jogadas com Bruno Aquino, um de seus destaques, o time alvinegro cansou de perder gols e lances. O que diminuiria no segundo tempo, de maneira considerável. Logo aos oito minutos, Alan Patrick chutou de fora da área, o goleiro rebateu e André ampliou o placar.
Aos 18 minutos, enfim a estrela de Neymar brilhou. Em cobrança de falta no contrapé do goleiro Marquinhos, o futuro craque santista fez o terceiro tento do Peixe no confronto. Por fim, após tocar a bola e administrar o resultado, aos 37 minutos, o Santos fechou o placar com André, completando cruzamento do reserva Choco.
O time da Vila Belmiro volta a campo pela Copinha quarta-feira, 20h30, contra o União de Rondonópolis. A vitória, com a combinação de resultados, pode aproximar o Peixe da segunda fase da competição.