Santos FC quer manter a força da Vila Belmiro | Boqnews
Foto: Felipy Brandão

Esportes

02 DE AGOSTO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos FC quer manter a força da Vila Belmiro

Na liderança, Peixe conta com o Alçapão para voltar à primeira divisão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Batizada como Alçapão pelo jornalista Antônio Guenaga, em 1930, a Vila Belmiro havia deixado de ser um ponto forte do Santos FC nas últimas duas temporadas, quando o Peixe conviveu com o pior momento da sua história, com desempenhos ruins que culminaram com o rebaixamento, dentro de casa, no Brasileirão.
Em 2024, o cenário mudou: o Peixe venceu 12 das 14 partidas disputadas na Vila Belmiro.

Além disso, esse número já é superior ao total de vitórias obtidas em casa no ano passado. O Peixe também está somente a uma vitória de igualar o desempenho de 2022.
Os únicos times que conseguiram evitar a derrota na casa santista, nesta temporada, foram Novorizontino e Portuguesa, ambos no Campeonato Paulista. A equipe do interior paulista venceu por 2 a 1 ainda na fase de grupos, já a Lusa empatou sem gols, mas perdeu na disputa de pênaltis, em duelo válido pelas quartas de final do estadual.

Últimas temporadas

Nas últimas temporadas, no estádio Urbano Caldeira, o Peixe foi derrotado oito vezes em 2022 e em outras sete oportunidades em 2023. Além disso, o clube teve marcas negativas, como a eliminação para o Deportivo Táchira, da Venezuela, na Copa Sul-Americana de 2022, e a derrota para o Fortaleza, no ano seguinte, que selou o rebaixamento do time para a Série B.

Com a má fase vieram, também, as crises tendo a Vila Belmiro como palco de episódios de invasões, como a tentativa de agressão ao goleiro Cássio, então no Corinthians, que geraram diversas punições ao clube no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
A temporada atual acabou se tornando, também, a da reconstrução da posição do estádio como um trunfo santista. Neste ano, o Santos FC conquistou 88% dos pontos disputados na Vila Belmiro. Em 2022, esse número foi de 54,7%, enquanto no ano passado foi pior ainda, com a conquista de somente 50% dos pontos disputados. O ataque tem produzido e a defesa também tem funcionado em casa.

Histórico 

São 30 gols marcados e somente seis sofridos. Nas últimas temporadas, o Peixe marcou 40 gols em 30 jogos em 2023 e 45 gols em 28 partidas em 2022. Já a defesa foi mal, com 33 gols sofridos no ano passado e outros 32 na temporada anterior. A Vila Belmiro também tem sido fundamental na Série B.
O time está com 100% de aproveitamento dentro do estádio, e 63% dos pontos conquistados na competição foram em sua casa. Após a vitória contra o Coritiba, o técnico Fábio Carille falou sobre a necessidade de sempre se impor atuando como mandante. Uma vitória contra o Sport, além de manter o 100% na Vila Belmiro, significará também o título simbólico do primeiro turno para o Santos. Isso porque, com dois jogos a menos, o Leão é o único que poderia ultrapassar o Peixe na tabela neste momento da Série B.

Nova iluminação no CT

O Santos FC estreou na última quinta-feira (1) o sistema de iluminação no CT Rei Pelé. A atividade começou por volta das 17h e terminou à noite, com todos os refletores acessos. São oito postes de luz, com 12 refletores de LED em cada um deles, o que dá ao clube a possibilidade de trabalhar no local também no período noturno. A atividade no período noturno foi a primeira do Santos em seu CT. Contudo, na quinta-feira (1), o clube usou a estrutura para encerrar a preparação para o jogo contra o Sport. Carille comandou um treino tático e definiu sem surpresas a equipe santista vai entrar em campo na sexta-feira (2), às 21h30, na Vila Belmiro.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.