Santos formaliza comitê para atrair delegações dos Jogos Olímpicos 2016 | Boqnews
Douglas Luan

Esportes

03 DE FEVEREIRO DE 2015

Santos formaliza comitê para atrair delegações dos Jogos Olímpicos 2016

Cidade quer repetir fórmula de sucesso da Copa do Mundo, quando duas seleções escolheram o município.
Trabalho já dá resultados: seleção italiana de natação passará o período de climatização na Unisanta

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Comitê Olimpíada Santos

Membros do comitê trabalharão para atrair mais delegações olímpicas a Santos; seleção italiana de natação já confirmou que virá à cidade. Foto: Douglas Luan

Foi lançado de forma oficial, na manhã desta terça-feira (03), o comitê Santos pró-Olimpíada 2016. As autoridades santistas e representantes da sociedade civil já realizavam articulações visando atrair delegações para realizar o período de aclimatação na cidade, antes do início da competição do Rio de Janeiro, e o trabalho já deu resultados: a seleção de natação da Itália treinará na piscina da Unisanta. Assim, o ato realizado no salão Nobre da Prefeitura foi apenas a formalização do grupo, por meio de decreto assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

“Nós vamos apresentar Santos como alternativa para estas seleções e comitês. Nossa expectativa, pela qualidade dos equipamentos da nossa cidade, pelo clima semelhante ao Rio de Janeiro, é receber outras delegações, assim como foi na Copa do Mundo, quando conseguimos acolher duas seleções. Trabalhamos unidos comitê e sociedade civil organizada”, destacou o chefe do Executivo, salientando o fato de a cidade “já estar nos Jogos Olímpicos, por conta da escolha da Itália”. “É muito positivo e trabalharemos para que mais delegações venham”

A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) produziu, junto com a equipe de Comunicação da Prefeitura, vídeos e materiais institucionais que serão entregues aos representantes dos Comitês Olímpicos, ressaltando as virtudes esportivas e a estrutura do município. Durante o ato, parte do vídeo foi exibido aos presentes no Salão Nobre – esportistas e ex-atletas e autoridades. A proximidade da cidade com os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, além do clima e geografia semelhantes, são alguns dos pontos ressaltados. Um site também será criado para auxiliar neste trabalho.

Metas

De acordo com o secretário Municipal de Esportes, Alcídio Melo, Cidão, em 2014, a pasta criou um grupo interno para dar início aos serviços visando o convencimento das delegações. Os representantes foram à Capital Carioca participar de eventos relacionados ao Jogos e, também, a uma reunião com o diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Marcus Vinícius Freire. “Ele ficou muito empolgado com o projeto de Santos”, disse o responsável pela pasta, lembrando que a cidade recebeu a visita das delegações de Bélgica e Japão.

Cidão também lembrou que o processo para o convencimento das delegações ocorre de forma diferente ao da Copa do Mundo. “No Mundial havia 31 países, fora o Brasil, e uma modalidade esportiva. Nas olimpíadas são aproximadamente 200 países, 35 modalidades e mais 22 paralímpicas. A proporção é muito grande e a estratégia será bem diferente, porque não temos como ligar e ir até todo mundo. Priorizamos modalidades, países e delegações que achamos mais importantes para começar a fazer esse trabalho”.

O secretário detalhou que as modalidades que baseiam o trabalho do grupo estão baseadas no que a cidade pode oferecer. “Temos a Arena Santos, que pode ter os esportes de quadra como o vôlei, basquete e handebol. Na Arena também há uma sala de artes marciais. Tem a orla da praia, com os esportes de areia; Área Continental, com a canoagem e a vela; a piscina da Unisanta e, também, do Rebouças, para equipes de natação”, disse.

Ainda de acordo com ele, a prioridade é atrair as delegações que se destacam nas Olimpíadas e Mundiais. “O trabalho, inicialmente, é dirigido para estas confederações e comitês destes países. Em um segundo momento, vamos distribuir todo este material para os demais comitês”.

Integram o comitê os seguintes representantes:

Prefeitura de Santos:

Paulo Alexandre Barbosa – prefeito e presidente do Comitê

Alcídio Melo, Cidão – secretário Municipal de Esportes e secretário Executivo do órgão

Luis Dias Guimarães – secretário Municipal de Turismo

Fábio Nunes, Fabião – secretário Municipal de Cultura

Rivaldo Santos – secretário Municipal de Comunicação e Resultados

Nelson Gonçalves de Lima Júnior – secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano

Paulo Myashiro – presidente da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes)

 

Sociedade civil:

Modesto Roma Jr. – presidente do Santos Futebol Clube

Marcelo Teixeira – presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação

Luiz Ernesto Figueiredo, Neto – gerente do Sesc-Santos

Marcos Clemente Santini – presidente de A Tribuna

Armênio Mendes – empresário

Leonardo Alstut – empresário

Alex Mendes – presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau

 

Esportistas:

Danielle Zangrando – judô

Rogério Sampaio – judô

José Osvaldo da Fonseca Marcelino, Negrelli – vôlei

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.