Santos lança escola gratuita de canoa havaiana; inscrições começam segunda | Boqnews
Canoa Havaiana/Foto: Arquivo/PMS

Esportes

20 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos lança escola gratuita de canoa havaiana; inscrições começam segunda

Santos é o berço da modalidade no Brasil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir de agora, a cidade de Santos passa a oferecer uma nova modalidade esportiva à população: canoa havaiana.

A Secretaria de Esportes de Santos (Semes) abre, na próxima segunda-feira (24), a partir das 8 horas, as inscrições para as quatro primeiras turmas. Ao todo serão 48 vagas disponíveis, sendo 12 para cada categoria. As aulas começam no dia 8 de novembro.

Coordenada pela Escola de Esportes Náuticos da Semes, as atividades (confira detalhes abaixo) serão divididas entre turmas de 14 a 16 anos, 16 a 19 anos, 20 a 59 anos e 60+.

Nas duas primeiras, voltadas ao público adolescente, as aulas terão duração de um ano. No decorrer do curso, os alunos que desistirem ou que não forem assíduos poderão ser desligados. Vagas serão disponibilizadas para inscrições imediatas mediante lista de espera ou encaminhamento para a secretaria do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, local da inscrição.

Já as aulas voltadas para adultos entre 20 e 60 anos terão duração de quatro meses.

Serão 30 aulas e, ao fim desse período, serão liberadas vagas para futuras inscrições. O objetivo da Semes é criar uma rotatividade, permitindo que um maior número de munícipes tenha a oportunidade de praticar a modalidade.

Cabe lembrar, ainda, que o prazo de quatro meses poderá ser postergado mediante o cancelamento de aulas em virtude das condições climáticas ou condições adversas do mar que impeçam a realização das aulas. Nesse caso, as turmas continuarão em atividade até contabilizar 30 aulas, com encerramento e abertura de novas vagas logo após a conclusão do curso.

Para o secretário municipal de Esportes, Gelasio Fernandes, a implantação gratuita das aulas de canoa havaiana é reflexo de um antigo trabalho na Cidade.

“Santos é o berço da canoa havaiana no Brasil. As primeiras atividades foram no início dos anos 2000 com o grande amigo Fabio Paiva. Ao longo das décadas nos estruturamos com a chegada de diferentes núcleos e, a partir de agora, podemos oferecer gratuitamente mais uma atividade náutica, além do caiaque e do stand-up”, destacou o secretário. “É um orgulho proporcionar tanta qualidade de vida para os santistas, fortalecendo assim a nossa cultura esportiva”, completou Gelasio.

Para se inscrever, o interessado deverá comparecer ao Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia) portando os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência.

Em caso de alguma comorbidade, o aluno também deverá levar atestado médico. Se não apresentar qualquer limitação de saúde, bastará preencher um Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q).

Turma Canoa Havaiana 14/19 anos
Faixa etária: 14 aos 16 anos;
16 aos 19 anos;
Dias de aula: Quartas e sextas.
Período: Manhã
Horários: 8h30 (14 aos 16 anos), 10h (16 aos 19 anos)
Quantidade de alunos por aula: 12
Aulas por semana: 2
Duração: 1 ano

Turma Canoa Havaiana 20 a 59 anos
Faixa etária: 20 aos 59 anos
Dias de aula: Terças e quintas
Período: Manhã
Horário: 8h30
Quantidade de alunos por aula: 12
Aulas por semana: 2
Duração: 4 meses

Turma Canoa Havaiana 60+
Faixa etária: A partir dos 60 anos
Dias de aula: Terças e quintas
Período: Manhã
Horários: 10h
Quantidade de alunos por aula: 12
Aulas por semana: 2
Duração: 4 meses

A canoa havaiana também é conhecida como canoa polinésia, ou simplesmente “WA’A” (no Havaí) ou “VA’A” (no Taiti), regiões que são o berço da modalidade. Apesar de ser um esporte considerado novo no Brasil, introduzido há somente 20 anos justamente em Santos, já possui uma longa história no que diz respeito à navegação marítima mundial.

Estudos mostram que há mais de três mil anos já havia indícios de que a canoa havaiana era utilizada para a colonização dos arquipélagos polinésios, tornando-se responsável por desbravar a imensa vastidão do Oceano Pacífico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.