Santos: mais da metade dos munícipes torcem para o Peixe | Boqnews
Foto: Divulgação

Pesquisa

27 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Santos: mais da metade dos munícipes torcem para o Peixe

Pesquisa Enfoque/Boqnews aponta que o Santos F.C. tem 53,1% de torcedores na Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando o assunto se trata de futebol, uma das maiores discussões é para saber qual clube tem maior a torcida e na cidade de Santos. Isso nTão é diferente.

A pesquisa Enfoque/Boqnews realizou no fim de outubro um levantamento sobre os times de coração dos santistas. Ao todo, foram entrevistadas 806 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O time com mais torcida no município é o Santos FC, que tem uma ampla vantagem em relação aos outros clubes, somando 53,1% dos torcedores.

Ou seja, a torcida santista na cidade é maior do que a soma de todos os outros clubes citados no levantamento. Os números apontam que a torcida do Peixe teve um crescimento de oito pontos percentuais, acima da margem de erro.

Foi a torcida que mais cresceu no período. Em pesquisa realizada em setembro de 2016, 45,4% dos entrevistados responderam que torciam para o Alvinegro Praiano.

Neste intervalo, o Santos FC não conquistou títulos, mas garantiu dois vices campeonatos brasileiros (2016 e 2019) e teve bons jogadores vestindo a camisa do clube, como: Gabigol, Rodrygo, Ricardo Oliveira, Carlos Sánchez, Marinho e Soteldo.

O segundo clube que figura na lista é o Corinthians, com 16,9% de torcedores, praticamente o mesmo índice de quatro anos atrás (17%).

Na sequência aparecem Palmeiras e São Paulo que estão empatados dentro da margem de erro, o Alviverde tem 7,4%, enquanto o Tricolor caiu de 7,8% para 6,9%.

Os times de região, como Jabaquara e Portuguesa Santista somam 1,9% e 0,2%, respectivamente. Já entre os clubes de outros estados, destaque para o Flamengo, com 2,1%, e o Fluminense 0,4%.

Vasco e Grêmio aparecem com 0,2% cada, enquanto Internacional, Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta e Íbis tem 0,1%.

As pessoas que não têm clube ou não souberam responder chegam a 10,2%

Análise

De acordo com o jornalista esportivo, Alex Frutuoso, um dos pontos para o aumento da torcida santista deve-se ao fator de 2010 a 2012, quando o Peixe tinha grandes jogadores, como Neymar e conquistou seis títulos, com destaque para a Copa Libertadores em 2011.

“Na época, surgiram muitos torcedores do Santos, principalmente crianças que agora já são maiores de idade”, destacou Alex.

Além disso, o jornalista ressaltou que a pequena queda de torcedores do São Paulo pode ser explicada pela falta de protagonismo do Tricolor nas competições nos últimos anos, já que o último título do clube foi a Copa Sul-Americana em 2012.

Por fim, Frutuoso destacou o número de pessoas que não torcem para nenhum clube e citou que isto é uma tendência nas pesquisas.

Por Gênero

O levantamento também fez o cruzamento por gênero. As torcidas de Santos, Corinthians e São Paulo tem mulheres como maioria. Isto acaba sendo normal, já que o município tem a população mais feminina do Estado.

O único clube dos quatro grandes que tem mais homens como torcedores é o Palmeiras.

Dos entrevistados que responderam que torcem para o Santos 54,1% foram mulheres, contra 45,9% homens. No Corinthians, o índice chega a 57% contra 43% e no São Paulo 50.9% a 49,1%.

Por sua vez, o Palmeiras tem 53,3% de torcedores do público masculino e 46,7% do público feminino. O Jabaquara também segue a mesma linha do Alviverde.
Outro detalhe importante é que dos entrevistados que responderam que não torcem para qualquer clube ou não citaram, 70,8% são mulheres, enquanto 29,2% homens.

Por faixa etária

Em relação à faixa etária, a torcida do Santos lidera em todos os grupos, com uma ampla diferença para os demais clubes, os dados não tem grandes variações e seguem a tendência com o número total já apresentado

Momento dos clubes

O atual momento dos clubes citados na pesquisa é distinto. O Santos, primeiro colocado na pesquisa, teve uma crise política em 2020, e tem limitações no elenco, contudo a equipe vem fazendo uma ótima campanha na Copa Libertadores e briga pelo G-6 do Brasileirão.

Já o Corinthians vive um ano para esquecer, com eliminações na Pré-Libertadores, Copa do Brasil e uma campanha fraca no Brasileiro, além do vice estadual.

O clube que tem um ano mais sólido, comparado aos adversários, é o Palmeiras que não foi eliminado em qualquer competição e conquistou o título do Paulistão diante do rival.

Enquanto, o São Paulo, após três eliminações precoces, busca alcançar o título da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, se vencer os dois jogos atrasados, assume a ponta do torneio.

Para encerrar, os outros times da região (Portuguesa Santista e Jabaquara) deram adeus às competições estaduais e não conseguiram o acesso. A Briosa ainda tem a Copa Paulista, na qual está classificada para as oitavas de final.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.