Santos recebe torneio nacional de goalball | Boqnews
Atleta paralímpico treina para disputar o goalball -Divulgação CPB

Modalidade

27 DE ABRIL DE 2017

Santos recebe torneio nacional de goalball

Ao todo, 15 equipes – no masculino e feminino – disputarão o torneio que ocorrerá até domingo (30) na Arena Santos, com entrada franca.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Cidade sediará torneio na Arena Santos

Cidade sediará torneio na Arena Santos

Santos vai ser palco de uma das principais competições do goalball brasileiro. O Regional Sudeste 2 de Goalball será disputado de quinta (27) a domingo (30), na Arena Santos. Estarão presentes dez, dos doze atletas da seleção brasileira que participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Do time masculino, medalhista de bronze, Leomon Moreno e Romário Marques jogam pela equipe do Santos FC, Alex Sousa e Josemarcio defendem o SESI-SP, e Zé Roberto e Alex Celente a PEAMA-AJEP.

Entre as meninas da seleção, o SESI-SP contará com Victória Nascimento e Simone Rocha e o Santos FC terá Ana Carolina e Neusimar Santos.

A Cidade será representada por duas equipes. O Santos FC/LMC, atual campeão regional e brasileiro masculino, buscando o bicampeonato no feminino. E o Lar das Moças Cegas também com times masculino e feminino.

A fase de classificação tem início na quinta (27), às 14h, e segue na sexta (28), das 8h30 às 19h20. No sábado, às 9h, tem início a repescagem. Às 14h começam as semifinais. As finais serão no domingo a partir das 8h.

A Arena Santos fica na av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias. A entrada é livre. O Campeonato Regional Sudeste 2 de Goalball é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e tem apoio da Prefeitura.

O jogo

O goalball é desenvolvido especificamente para deficientes visuais e é o único esporte paralímpico não adaptado. Os jogos acontecem entre duas equipes com três atletas cada com o objetivo de fazer gols. Durante a partida os atletas têm a função de arremessar e defender, e a bola deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido. Todos os atletas jogam vendados para ficarem em igualdade durante a partida.

No Brasil, o goalball começou a ser praticado em 1985. O país é referência na modalidade com a conquista de bons resultados em jogos Parapan-Americanos, Paralímpicos e Mundiais.

Equipes

Categoria masculina

Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba – ADV-VALE

Associação Jundiaiense de Esportes Paraolímpicos – AJEP

Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais – APADV

Centro de Emancipação Social e Esportivo de Cegos – CESEC

Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo – ATHLON

Lar das Moças Cegas – LMC

Santos Futebol Clube – SFC

Sesi Mogi das Cruzes – SESI

Sociedade Francana de Instrução e Trabaho para Cegos – SFITC

Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais – APADV

Centro de Emancipação Social e Esportivo de Cegos – CESEC

Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo – ATHLON

Lar das Moças Cegas – LMC

Santos Futebol Clube – SFC

Sesi Mogi das Cruzes – SESI

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.