Depois de quase oito anos (ou três jogos), o Santos voltou a triunfar no Clássico das Praias. Na partida que marcou a apresentação do elenco alvinegro para a temporada 2009, realizada no Pacaembu, o Peixe obteve sua 69ª vitória frente à Portuguesa Santista, no 107º jogo entre os dois times, ocorrido domingo (18). Em tarde inspirada de Kleber Pereira, os comandados de Márcio Fernandes fizeram 2 a 1 na Briosa, e encerraram suas preparações para o Campeonato Paulista.
Empurrado por um público de quase 20 mil pessoas, o time da Vila Belmiro saiu na frente aos 16 minutos. O lateral direito e estreante Luizinho cruzou e o artilheiro Kleber Pereira escorou de cabeça para inaugurar o marcador no Pacaembu. O tento incentivou o Alvinegro Praiano e reteve um pouco mais a Rubro-Verde em campo, que, antes do gol, chegava a assustar o arqueiro Fábio Costa, como o fez aos 11 minutos, com o atacante Jorginho.
E não tardou para que, mais uma vez, o atacante maranhense deixasse sua marca. Aos 27 minutos, outro dos estreantes, o meio-campista Lúcio Flávio, bateu escanteio pela esquerda. De maneira estabanada, o goleiro Fernando chegou a tirar temporariamente a bola, mas a pelota caiu nos pés de Kleber Pereira que, com o gol livre, devido à má saída do arqueiro lusitano, fez o segundo dele na partida.
A Portuguesa Santista acordou e pouco depois quase diminuiu, mais uma vez, com o atacante Jorginho. De cabeça, o jogador da Briosa acertou o travessão, assustando Fábio Costa e a torcida alvinegra. Foi o último lance de maior perigo na primeira etapa.
No segundo tempo, Márcio Fernandes e Rodrigo Pastana preocuparam-se em efetuar alterações e conhecer melhor o rendimento de seus atletas, o que resultou em uma etapa sem maiores emoções. Exceto aos 47 minutos, já no final da partida, quando o lateral esquerdo William, da Portuguesa Santista, acertou belo chute de fora da área, surpreendendo Fábio Costa e diminuindo o placar.
O Santos estréia no Paulistão nesta quinta-feira (22), às 21h30, contra o Guaratinguetá, terceiro colocado do último estadual, na Vila Belmiro. A Briosa, por sua vez, começa sua luta para retornar à elite com a disputa do Campeonato Paulista da Série A-2, no domingo (25), em Ulrico Mursa, contra o São José.
No clássico do final de semana, o time comandado por Márcio Fernandes foi a campo com Fábio Costa (Douglas); Luizinho (Pará), Domingos (Paulo Henrique), Adaílton (Astorga) e Kléber (Triguinho); Roberto Brum (Robson), Rodrigo Souto (Adriano), Lúcio Flávio (Germano) e Madson; Roni (Tiago Luis) e Kléber Pereira (Molina).
Já os jogadores selecionados por Rodrigo Pastana foram Fernando, Kleiton (Gustavo), Franque, Jailson (Beto) e Willian; Kaká, Douglas (Luciano), Everton (Ítalo) e Felipe Brochier (Luizinho); Saldanha (Eydson) e Jorginho. A Briosa não contou com seis de seus reforços, dentre eles o atacante Vagner Carioca e o zagueiro Márcio Saraiva, todos no departamento médico.