O que Brasil e México têm em comum nesta Copa até o momento? Ambos foram protagonistas de confrontos em que a arbitragem teve mais destaque – de forma negativa, evidentemente.
No jogo de quinta (12), o Brasil enfrentou a Croácia e garantiu uma vitória de 3 x 1. O segundo gol, este de virada, foi um pênalti cravado pelo árbrito japonês Yuichi Nishimura, em que Neymar marcou o segundo gol em Copas do Mundo. No confronto México x Camarões, dois gols legítimos do México foram anulados pelo colombiano Humberto Clavijo. Ainda assim, a superioridade da El Tri foi suficiente para garantir a vitória por 1 a 0, gol de Oribe Peralta.
E nesta terça (17), o Brasil vai enfrentar o México às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza. Leva as primeiras impressões dos dois gols de Neymar, a bela atuação de Oscar com direito ao terceiro gol e o protagonismo do zagueiro David Luiz e do volante Luis Gustavo. Já o México, do técnico Miguel Herrera, tem o carrasco brasileiro Oribe Peralta, autor do único gol da primeira rodada e a excelente atuação de Giovanni dos Santos. Espera-se, entretanto, que a arbitragem não se sobressaia novamente. A Seleção Canarinho pode já se classificar se vencer a El Tri e a Croácia vencer Camarões ou empatar.