Em pouco mais de um mês, a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 se reúne para a primeira fase de treinamentos.
Sendo assim, visando a disputa da Copa do Mundo da modalidade, que acontece entre 30 de maio e 4 junho, em Viena (Áustria).
Portanto, quem comanda o sonho brasileiro nessa competição é o técnico Luca Carvalho.
Ele concilia a rotina na seleção com os treinamentos do time de Santos (De Rosis/Fundação Pró-Esporte – Fupes).

Foto: Divulgação
Carvalho conta que o objetivo da seleção nesta competição é ficar entre as oito principais seleções do mundo, melhorando a 14ª colocação do mundial anterior. “Nosso grupo contará com a seleção da Sérvia, os melhores do mundo, além da presença da França, que começa a montar um time visando a olimpíada que sediarão em 2024 em Paris”.
Basquete 3×3
Oriundo do basquete tradicional, o 3×3 é disputado em área de 15m x 11m, o equivalente à metade da quadra padrão da modalidade, com uma só cesta, mantendo as marcações originais.
As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3×3 são pontuados dois e como o próprio nome sugere, cada equipe tem três jogadores, em vez dos cinco do basquete tradicional.
Luca Carvalho destaca que Santos tem sido fundamental para o desenvolvimento da modalidade, que foi criada oficialmente em 2007, sendo uma evolução do antigo jogo de 21 (até atingir 21 pontos), que se praticava em todo o mundo.
“O trabalho de Santos é muito mais do que formar uma equipe para elite, apesar de vencer os torneios que disputa. Percebo que a Cidade se preocupa com o fomento do esporte no geral, uma proposta de longo prazo para formação de cultura da modalidade, para que jogadores de alto nível surjam no futuro”.
Cidade
Esse, segundo o treinador, foi um dos motivos dele ter escolhido Santos para viver e trabalhar no esporte.
Carvalho lembra da quadra oficial (de acordo com as regras da Fiba – Federação Internacional de Basquete) construída no Novo Quebra-Mar (foto abaixo) e do quanto isso representa para o novo esporte olímpico.
“Trata-se de uma modalidade nova, que por conta disso ainda possui poucos atletas formados; geralmente contamos com jogadores que vieram do basquete e encontram espaço na modalidade. Em Santos essa cultura está começando a mudar, pois vejo que nas quadras já jogam usando as regras oficiais do 3x3”.

Foto: Divulgação/PMS
Enquanto a competição mundial não chega, Luca Carvalho se dedica ao treinamento da equipe santista, à prospecção de novos talentos e à divulgação da modalidade. “Criei um canal no YouTube, o Check Ball, onde falo um pouco sobre as regras e tento levar o esporte para mais pessoas”. Quanto à equipe santista, a volta às competições será ainda em abril para a segunda etapa da Liga ANB de Basquete 3×3.