Forte candidata ao quarto título, a Alemanha mantém para a Copa do Mundo uma parte da geração que surgiu na campanha do terceiro lugar em casa, em 2006.
Auxiliar técnico de Jürgen Klinsmann naquele Mundial, Joachim Löw assumiu o comando logo depois e deu sequência ao trabalho de longo prazo com aqueles jogadores, que conquistaram outra medalha de bronze na África do Sul.
Nesta quinta-feira, cinco deles foram incluídos na convocação para vir ao Brasil: o zagueiro Mertesacker, 29, os laterais Jansen, 28, e Lahm, 30, o volante Schweinsteiger, 29, e o atacante Podolski, 28.
Já o centroavante Klose, 33, que emendará seu quarto Mundial, terá a chance de ultrapassar Ronaldo como o maior artilheiro da história da competição. Autor de 14 gols, o alemão está a um de igualar o brasileiro.
A lista anunciada tem o nome de 30 jogadores. O treinador terá até o dia 2 de junho para anunciar os 23 que disputarão o Mundial.
Atual campeão mundial, europeu e bi nacional, o Bayern teve sete convocados por Löw. O zagueiro e lateral Badstuber, de volta aos treinos após 17 meses tratando lesões, não foi incluído.
No Grupo G, a Alemanha terá um roteiro nordestino. Enfrentará Portugal em Salvador, em 16 de junho, Gana, em Fortaleza, no dia 21, e Estados Unidos, em Recife, no dia 26.
CONFIRA OS CONVOCADOS:
GOLEIROS:
Manuel Neuer (Bayern de Munique), Roman Weidenfeller (Borussia Dortmund) e Ron-Robert Zieler (Hannover 96)
DEFESA
Jérome Boateng (Bayern de Munique), Erik Durm (Borussia Dortmund), Kevin Grosskreutz (Borussia Dortmund), Benedikt Höwedes (Schalke 04), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Marcell Jansen (Hamburgo), Philipp Lahm (Bayern de Munique), Per Mertesacker (Arsenal), Shkodran Mustafi (Sampdoria) e Marcel Schmelzer (Borussia Dortmund)
MEIO-CAMPO
Lars Bender (Bayer Leverkusen), Julian Draxler (Schalke), Matthias Ginter (Freiburg), Leon Goretzka (Schalke 04), Mario Götze (Bayern de Munique), André Hahn (Augsburg), Sami Khedira (Real Madrid), Toni Kroos (Bayern de Munique), Maximilian Meyer (Schalke 04), Thomas Müller (Bayern de Munique), Mesut Özil (Arsenal), Marco Reus (Borussia Dortmund), André Schurrle (Chelsea) e Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique).
ATACANTES
Miroslav Klose (Lazio), Kevin Volland (Hoffenheim), Lukas Podolski (Arsenal)