Volta da prática de esportes coletivos em Santos requer cuidados | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

26 DE SETEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Volta da prática de esportes coletivos em Santos requer cuidados

Retomada das modalidades coletivas requer adoção de protocolos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após quase seis meses de paralisação devido a pandemia da Covid-19, a prática de esportes coletivos voltou a ser regularizada em Santos. O decreto municipal publicado no dia 14 de setembro trouxe alegria para os atletas e praticantes da Cidade. Os protocolos estabelecidos pelo poder municipal seguem orientações das federações estaduais de cada modalidade, algo que não ficou claro, por exemplo, para a população que faz esportes apenas por lazer. De acordo com a Prefeitura de Santos, a regra para o uso de máscara foi mantida, com algumas exceções, estabelecidas no protocolo de cada atividade.

As primeiras semanas de flexibilização foram marcadas pela volta da prática e treinos em clubes e universidades, como a Unimes, que informa seguir uma série de cuidados, como a medição da temperatura logo na entrada, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento fora do horário da atividade, diminuição no número de praticantes e higienização dos materiais.

Cuidados

Naturalmente, é necessário ter cuidados com a volta aos treinos e a prática de esportes, já que o período de interrupção foi longo causando impactos ao corpo. Segundo o professor da Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS), Marcelo Casati, se a pessoa parou de treinar por um período superior ao apresentado anteriormente ocorre o ‘destreinamento’ e a queda da aptidão física, necessitando a diminuição da carga e um novo ajuste no treinamento.

Por conta disso, a retomada deverá ser gradativa, pois o ajuste varia para cada indivíduo. Em relação aos cuidados em relação ao coronavírus, o professor citou que os praticantes devem chegar prontos ao local, sem compartilhar os materiais, além de seguir toda a parte de higienização.

Para a médica sanitarista, Karina Calife, a situação ainda é desfavorável, mesmo com a queda no número de mortes pela doença no País, por isso a volta das modalidades coletivas precisa ser realizada com muito cuidado.

“Os esportes devem ser feitos com máscara, pois no momento em que as pessoas correm, passam a respirar mais rápido e assim quando falam as gotículas sobrevoam o ambiente mais próximo “, ressaltou a profissional.

Karina ainda salientou que a máscara é essencial para a proteção contra a Covid-19 e não traz males na função cardiorrespiratória, apesar de ser desconfortável para quem pratica esporte.

Praticantes

O estudante Lucas Romualdo é um dos praticantes de esportes que estavam esperando a liberação. Lucas joga futebol na praia aos fins de semana, na praia do Boqueirão, com os amigos e destaca que nem a máscara, na qual atrapalha muitas vezes, tira a vontade e a alegria da turma em praticar o esporte.

“Estávamos precisando disso. O futebol ajuda principalmente na saúde física e mental. Após a retomada, estou mais disposto, seguindo, é claro, todos os cuidados”, enfatiza.

Fiscalização

Questionada sobre a realização de festivais e aglomerações em torneios de futebol e festivais na praia, a Prefeitura de Santos informa que a Guarda Civil Municipal vem realizando as medidas de fiscalização.

Já sobre os refletores apagados do canal 6 ao 4, o poder municipal emitiu a seguinte nota “Em relação a iluminação apagada na faixa de areia neste trecho foi devido às últimas ressacas e posteriormente muitos furtos. A empresa contratada para execução dos serviços de recuperação desta iluminação já iniciou os serviços com previsão de término no mês de novembro”. A empresa foi contratada por R$ 1 milhão para fazer os serviços na orla.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.