15 melhores tipos de feijão: conheça cada um | Boqnews

BoqPaladar

22 DE OUTUBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

15 melhores tipos de feijão: conheça cada um

Conheça os principais tipos de feijão e suas características

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

                                     Você conhece todos os tipos de feijão?

1. Feijão carioca

Por ser rico em fibras, o feijão protege o sistema digestivo, ajuda a controlar o apetite e auxilia também na manutenção e até na redução de peso.

O cálcio e o fósforo, também presentes em abundância no feijão carioca, contribuem para a saúde óssea, formação dos dentes e contração muscular. Além do ferro, claro, que é excelente para mulheres grávidas, lactantes, adolescentes e crianças em crescimento.

2. Feijão preto

O feijão preto é o protagonista da feijoada, mas quando consumido sem a carne de porco pode proporcionar uma série de benefícios à saúde.

Assim como os outro tipos de feijão, este também é rico em fibras, melhora o funcionamento do intestino e ajuda a reduzir o colesterol ruim. Ele ainda possui pequenas quantidades de omega 3, que é uma fonte de colesterol bom e protege o coração.

Fora tudo isso, ainda melhora o fluxo sanguíneo, tem efeito anti-hipertensivo e os flavonoides da sua casca reduzem o risco de alguns tipos de câncer. Bom, não?

3. Feijão azuki

O feijão azuki, que também tem uma coloração escura, auxilia na digestão, no emagrecimento, no controle da diabetes e do colesterol ruim.

Ele também melhora o fluxo sanguíneo e contribui para a formação dos bebês graças à grande quantidade de ácido fólico presente em sua composição.

4. Feijão verde

O feijão verde não é tão conhecido, mas ele também faz um bem danado para a saúde.

Ele fortalece a saúde dos ossos, melhora a absorção de cálcio, combate a depressão e previne doenças intestinais.

5. Feijão jalo

Outro excelente tipo de feijão para reduzir (e prevenir) o colesterol ruim. Se combinado com cereais, como o arroz integral, ajuda ainda a aumentar a massa muscular, sendo bastante indicado para praticantes de atividade física com foco em hipertrofia.

É  fonte de compostos fenólicos, que são antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, além de doenças degenerativas e problemas cardiovasculares também.

6. Feijão jalo roxo

Um tipo específico de feijão jalo é o de cor roxa, que é rico em potássio e, por isso, excelente para o coração.

Essa propriedade nutritiva também ajuda a controlar a hipertensão e melhora a atividade neuromuscular. É ideal para ser consumido em saladas e sopas.

7. Feijão vermelho

O feijão vermelho chama a atenção por sua coloração avermelhada. Então sempre que você o vir em exposição no supermercado, lembre-se de que ele pode ser uma ótima opção para quem está perdendo peso e quer continuar assim.

Ele é muito rico em fibras e, por isso, aumenta a sensação de saciedade e retarda a fome. Fora isso, também diminui os níveis de colesterol e possui antioxidantes que combatem os radicais livres, e consequentemente, evitam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

8. Feijão branco

O feijão branco possui propriedades desintoxicantes e têm índice glicêmico baixo, o que ajuda a controlar a glicemia. Por isso, é muito indicado para pessoas que sofrem de diabetes.

Além disso, ele também a saciedade e possui antioxidantes que, além de proteger o corpo do surgimento de tumores, também previnem o envelhecimento precoce, mantendo a pele sempre com aspecto jovial.

9. Feijão bolinha

O feijão bolinha é fonte riquíssima de proteínas e minerais como ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco, que são todos importantíssimos para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, previne anemia e contribui para a saúde dos ossos, evitando também a osteoporose.

10. Feijão roxinho

O feijão roxinho é rico em proteínas, sendo que apenas uma xícara deste tipo da leguminosa possui cerca de 15 gramas de proteína, o que o torna um excelente aliado dos atletas que precisam aumentar massa muscular.

Possui ainda uma quantidade elevada de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

11. Feijão fradinho

Só uma xícara do famoso feijão fradinho é capaz de fornecer 8 gramas de fibras.

Isso faz dele um ótimo alimento para prevenir a anemia. Ele também reduz o risco de degeneração macular e protege contra a cegueira noturna, além de dar um importante auxílio ao sistema imunológico e a combater a gripe.

Por fim, também ajuda a manter os níveis da pressão arterial estáveis.

12. Feijão rajado

O feijão rajado confere sensação de saciedade, melhora o trânsito intestinal, atua na prevenção da osteoporose graças às suas elevadas quantidades de cálcio e fósforo e na inibição da diabetes também.

13. Feijão rosinha

Por ser muito rico em zinco, o feijão rosinha é excelente para o sistema imunológico. Este mineral, especificamente, é fundamental também para a nossa estrutura óssea e para o funcionamento do metabolismo.

Sua deficiência no organismo provoca problemas de cicatrização, prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes, provoca problemas na pele e pode levar a problemas no sistema imunológico e à falta de apetite.

14. Feijão-moyashi

Esse feijão com nome japonês tem um forte poder antioxidante que inibe a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Possui sais minerais como cálcio, ferro e fó

15. Feijão-de-corda

O último da nossa lista dos melhores tipos de feijão não é o menos importante. Conhecido como feijão-de-corda e bastante popular principalmente na região nordeste do país, ele é fonte de proteínas e, portanto, uma ótima opção para atletas.

E além de ajudar na reparação e construção dos músculos, ele também potencializa a formação de cabelos, ossos, dentes, pele e na prevenção e combate a infecções.

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.