16 alimentos termogênicos que ajudam na perda de peso | Boqnews

BoqPaladar

30 DE OUTUBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

16 alimentos termogênicos que ajudam na perda de peso

É possível acelerar o metabolismo com a ajuda de alguns alimentos. Veja alguns itens que facilitam a queima de gordura e o processo de emagrecimento.

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Aveia

O que faz da aveia um termogênico é o fato de que ela exige do organismo muita energia para digeri-la, para que os grãos sejam convertidos em glicose e aminoácidos. O cereal ajuda a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue e estimula o gasto de calorias na forma de gordura. Por ser fonte de fibras, a aveia também reduz os níveis de colesterol ruim e promove a saciedade.

Castanhas

São alimentos ricos em vitamina B e levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter a fome sob controle por mais tempo. A castanha-do-Pará, por exemplo, é a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

Frutas vermelhas

Entram nessa categoria morango, mirtilo, amora, goji berry, red berry, cranberry e framboesa. São alimentos ricos em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Ainda possuem baixo índice de açúcar e calorias.

Chia

A semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região abdominal. O ômega 3 ainda confere ao alimento ação anti-inflamatória e as fibras auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, especialmente do intestino.

Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3, um ácido graxo que funciona como um poderoso anti-inflamatório. Esse é um alimento que aumenta o metabolismo e favorece a queima de gordura na região abdominal.

Arroz integral

Muitas pessoas que desejam perder peso inserem o arroz integral na dieta, o que é uma ótima escolha. Isso porque o alimento é rico em carboidratos complexos, que são liberados mais lentamente no organismo e evita picos de insulina no sangue. O grão contém fibras que conferem sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, é fonte de manganês, que ajuda a reduzir as gorduras do corpo.

Amêndoas

O leaginosa fonte de gorduras insaturadas, que promovem a aceleração do metabolismo. A amêndoa ainda é rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para a produção de melatonina, um hormônio que favorece a queima de gordura. As proteínas presentes no alimento também ajudam na queima de gordura, porque exigem do organismo um bom gasto de energia para digeri-lo.

Chá-verde

Uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo.  É que o chá verde aumenta a produção de adiponectina, um hormônio que reduz as inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina e favorece a queima de gordura.  A bebida ainda é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal.

Iogurte

Os laticínios, de forma geral, são aliados da perda de peso, por serem ricos em cálcio. O mineral é importante nesse objetivo, por atuar no metabolismo energético. Ele eleva a temperatura corporal e regula a lipólise (queima de gordura). A sugestão é optar pelos iogurtes, que ajudam também no equilíbrio da flora intestinal e têm baixo índice de gordura saturada.

Pimenta

A pimenta possui um componente chamado capsaicina, que aumenta a temperatura corporal e estimula o metabolismo. Ao deixar o corpo mais quente,  auxilia na perda de peso, porque o organismo precisa usar o estoque de gordura corporal para restabelecer a temperatura basal.

Gengibre

Além de ser um potente anti-inflamatório, o gengibre possui um composto chamado gingerol, que é responsável pela ação termogênica e aumenta o gasto energético do organismo. O alimento ainda ajuda na redução do apetite, o que é bem importante para quem deseja perder peso.

Canela

Esse é um termogênico que também prolonga a saciedade e diminui o desejo de comer doces. A canela eleva a temperatura corporal e regula a liberação de insulina pelo pâncreas.

Guaraná em pó

Outra fonte de cafeína, o guaraná em pó acelera o metabolismo. Além disso, contém ômega 3, que é um anti-inflamatório e favorece a queima de gordura, especialmente na região abdominal.

Óleo de Coco

Esse óleo vegetal ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide e aumenta a termogênese. É uma boa fonte de energia que não se transforma em gordura corporal. Isso porque o óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média, que são enviados diretamente para o fígado e convertidos em energia. Mas consuma o produto com moderação!

Abacate

Por ser um alimento rico em gorduras, muitas pessoas acreditam que o consumo de abacate leva ao ganho de peso. Na verdade, o efeito é oposto. A fruta possui gorduras monoinsaturadas, que ajudam na queima de gordura e ainda evitam inflamações que levam ao ganho de peso.

Clara de ovo

Essa parte do ovo é rica em proteínas de alto valor biológico e colabora para o ganho de massa magra. O seu consumo exige ainda que o organismo queime mais energia ao transformá-la em aminoácidos. A clara também atua no controle de liberação de insulina pelo pâncreas.

É importante lembrar sempre que nenhum alimento por si só tem o poder de levar ao emagrecimento. E que moderação e equilíbrio são sempre essenciais quando o assunto é alimentação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.