ETC
etc

5º Encontro Internacional de Filatelia terá mostra de selos raros

De 2 a 4 de outubro acontece em São Paulo a quinta edição do evento, que é organizado pela Associação…

25 de setembro de 2009 - 17:29

Da Redação

Compartilhe

De 2 a 4 de outubro acontece em São Paulo a quinta edição do evento, que é organizado pela Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos (ABCF). Na programação, exposição de selos – exemplares dos primeiros emitidos no mundo, curiosidades sob o ponto de vista histórico, e outras raridades – e feira de comercialização com participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, além de representantes dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai.


Durante os três dias, mais de 450 mil selos devem circular no evento, que promete atrair visitantes de todas as idades ao Braston Hotel São Paulo, no bairro da Consolação. 


 Viagem cultural


O Encontro Internacional de Filatelia comemora cinco anos com bons resultados. Segundo dados da ABCF, desde a primeira edição mais de 10 mil pessoas visitaram o evento; reuniu 220 comerciantes de diversos estados brasileiros e de países como Inglaterra, Rússia, Alemanha, Irã e Estados Unidos, entre outros; e mostrou mais de 100 coleções.


Este ano, a exposição reunirá diversos filatelistas que vão apresentar suas coleções, cada uma com sua curiosidade histórica. Entre os acervos selecionados estão:


As Primeiras Emissões de Selos no Mundo: exemplares do inglês Penny Black, pioneiro da filatelia, emitido em 1840; e a famosa série brasileira Olho de Boi, o segundo país a emitir, 1843, o selo que foi o primeiro das Américas.


Selos de Países com Material Diferenciado e Efeitos: DVD com filmes sobre o país e disco de vinil com música (Butão); fragmentos de meteorito, bordados e com cristais Swarovsky (Áustria), aromáticos – café, priprioca e mata queimada – e em Braile (Brasil, o primeiro país no mundo a emitir modelos para cegos); miçangas coladas manualmente para formar o desenho (Singapura); sementes de flores no centro de cada selo (Holanda); metalizados com formatos distintos (Serra Leoa); e terceira dimensão (Argentina).


Primeiro Aniversário do Estado Novo do Governo de Getúlio Vargas: bloco comemorativo lançado em 10 de novembro de 1938, em conjunto com a inauguração do edifício do Ministério do Trabalho. A produção saiu com erros de impressão porque foi realizada às pressas. O primeiro impresso (bloco padrão) tem o presidente Getúlio Vargas com o número quatro na testa e falha no cabelo. Há outras variações de blocos com outros defeitos.


Cometa Halley: selos que contam a passagem pelo universo desse famoso cometa, o primeiro a ser reconhecido como periódico, retornando a cada 76 anos. Seu primeiro registro foi em 240 a.C. e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas 30 aparições.


Carimbos Mudos: selos brasileiros da época do Império com carimbos decorativos, desenhos de âncora, mosca, crucifixo e outros.


Aves exuberantes


No dia 3 de outubro (sábado) um bloco com seis selos será lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) durante o 5º Encontro Internacional de Filatelia. Batizado de Aves Exuberantes, os selos terão as imagens do Cardeal-de-topete (Paroaria coronata), Galo-da-serra (Rupicola rupicola), Bandeirinha (Chlorophonia cyanea), Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens), Saira-militar (Tangara cyanocephala) e Cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Para Leão Marek, uma emissão com essa é de grande importância para a filatelia nacional e internacional porque tratam da temática fauna brasileira.


O responsável pela fotos foi Edson Endrigo, que além de fotógrafo é guia observador de pássaros para grupos de turistas brasileiros e estrangeiros.


Serviço


5º Encontro Internacional de Filatelia


Data: 2 a 4 de outubro de 2009


Horário: sexta e sábado, das 10h às 19h; e domingo, das 10h às 17h


Entrada franca


Local: Braston Hotel São Paulo


Endereço: Rua Martins Fontes, 330 – Consolação – São Paulo/SP


Informações: (11) 3255-4557

LEIA TAMBÉM: