6 Dicas para cuidar da saúde do seu pet | Boqnews

Mundo dos pets

27 DE OUTUBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

6 Dicas para cuidar da saúde do seu pet

Conheça aqui algumas dicas interessantes para cuidar da saúde do seu pet e proporcione melhores dias ao seu amigo de quatro patas!

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Alimentação

 

Pets que se alimentam muito rápido podem engasgar, vomitar, além de serem mais suscetíveis a problemas digestivos, como gastrite e má digestão. Algumas dicas envolvem utilizar comedouros lentos, que são divididos em compartimentos com diversas porções de ração, de forma a diminuir a ansiedade no momento da alimentação e estimular o raciocínio do animal.

Você também pode dividir a refeição em porções menores e oferecê-las de tempos em tempos ao longo do dia, o que evita que o animal se sinta faminto ao alimentar-se somente uma vez.

Fique atento! Pets que dormem fora de casa talvez precisem de um maior aporte energético para aumentar a camada de gordura corporal, mantendo o calor do corpo a níveis fisiológicos. Por isso, não deixe de conferir com o seu veterinário a porção ideal de ração conforme todos os hábitos do seu pet.

 

Saúde

 

Os pets também precisam de cuidados odontológicos, de maneira a evitar problemas como tártaro, mau hálito, gengivite e até a perda dos dentes. Por isso, observe sempre a coloração das gengivas de seu pet — que deve ser rosada —, faça a escovação com regularidade e inclua mordedores que auxiliam na saúde bucal.

 

Hidratação

 

Em relação à ingestão de água, para os animais maiores e principalmente nos dias mais quentes, talvez seja interessante deixar mais de um bebedouro pela casa. E não se esqueça de manter a água sempre fresca e limpa, pois além de ser mais saudável para o pet, muitos deles deixam de se hidratar quando a água não está recém-trocada, ficando desidratados e com mais suscetibilidade a doenças.

 

Higiene

 

Animais de estimação necessitam de cuidados com a higiene, que podem variar dependendo da raça, do tipo de pelagem, da saúde geral do animal, entre outros fatores. De modo geral, cães devem tomar banho uma vez por semana e gatos uma vez por mês.

No momento do banho, é primordial que se faça a escolha dos produtos corretos para o seu pet —que devem ser recomendados pelo veterinário. Além disso, os materiais devem ser separados anteriormente para facilitar todo o processo. Utilize água morna ou em temperatura ambiente, toalha, secador com ar frio, rasqueadores, entre outros. Não se esqueça de ter bastante cuidado ao limpar os olhos e ouvidos.

 

Roupas

 

O uso de roupas pode ser indicado para o pet que tiver a pelagem mais curta, principalmente durante o inverno. Por isso, evite deixá-la molhada e troque-a sempre que necessário. Alguns animais podem caminhar com sapatilhas especiais, que protegem as patas da umidade, do frio e também de superfícies muito quentes.

 

Informação para cuidar da saúde do seu pet

 

Talvez a dica mais importante esteja relacionada ao conhecimento sobre o seu animal. Por isso, informe-se continuamente sobre as tendências patológicas conforme o tamanho, o tipo de pelagem, o formato do corpo, entre outras características do seu pet.

Procure saber se existem orientações específicas para o seu bichinho, fique atento em relação a mudanças de comportamento, de hábitos e de humor e nunca deixe de consultar o veterinário, que poderá auxiliá-lo de forma mais consistente e confiável!

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.