7 benefícios que os animais de estimação trazem à saúde | Boqnews

Mundo dos pets

27 DE OUTUBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

7 benefícios que os animais de estimação trazem à saúde

Ter um animal de estimação não só afasta a solidão, como também ajuda a melhorar a saúde. Prova disso é que diversos hospitais do mundo inteiro e alguns no Brasil, inclusive, já liberam visitas desses animais a pacientes internados pelos efeitos positivos que os bichos exercem na cura de doenças.

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

O Boqnews listou 7 motivos para você ter um animal de estimação em casa ou continuar tendo um:  

 

1- Os bichos de estimação ajudam a controlar a pressão arterial

Ter um animal de estimação pode ajudá-lo a controlar sua pressão sanguínea. Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, com 240 casais, observou que donos de animais apresentam pressão arterial e taxas cardíacas mais baixas em repouso em comparação com pessoas que não tem um animal de estimação.

2- Diminuem as taxas de colesterol

 Diversos estudos apontam que quem têm animais de estimação tende a ter melhores níveis de colesterol e triglicerídeos, em comparação com quem não tem. A razão para isso ainda não é conhecida pela ciência. Porém, acredita-se que isso pode estar relacionado, em parte, ao estilo de vida mais ativo quando se tem animais de estimação.

 

3- Diminuem o risco cardiovascular

Níveis mais baixos de colesterol, pressão arterial e estresse promovidos pelo convívio com os bichos de estimação diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão da American Heart Association.

Em 2013, a instituição americana analisou inúmeros estudos sobre os efeitos da presença dos pets no risco de doenças cardiovasculares e concluiu que ter um amigo peludo, particularmente um cão, está associado a uma redução no risco dessas doenças e aumento da sobrevida entre pessoas com problemas no coração.

4- Diminuem o estresse e melhoram o humor

Apenas alguns minutos com um cachorro ou um gato para se sentir mais calmo e menos estressado. Isso porque o corpo passa por mudanças físicas que alteram o humor. O nível de cortisol, o hormônio do estresse, diminui. E hormônios como a serotonina, a prolactina e a oxitocina, relacionados à sensação de bem-estar, sobem.

5- Melhoram a depressão

O amor incondicional do animal de estimação pode ajudar a lidar com a depressão. Uma revisão de estudos da British Psychological Society descobriu que cães promovem bem-estar terapêutico e psicológico, particularmente por diminuirem os níveis de estresse e aumentarem a auto-estima, além de promoverem sentimentos de autonomia e competência em seus donos.  Além disso, a presença calmante dos animais é poderosa, pois ajuda a desviar os pensamentos negativos que uma pessoa deprimida é propensa a ter.

6- Podem prevenir alergias em crianças

Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison mostra que crianças que crescem em uma casa com cães ou gatos são menos propensas a desenvolver alergias. O mesmo ocorre em crianças que vivem em uma fazenda, com animais maiores. A explicação é que elas acabam desenvolvendo um sistema imunológico mais forte, o que as mantêm mais saudáveis ​​à medida que crescem.

7 – Ajudam a ficar em forma

Se você tem um cachorro, provavelmente você é mais ativo do que alguém que não possui um. Uma caminhada diária de 30 minutos com seu cãozinho, por exemplo, é suficiente para atender os níveis diários de atividades físicas recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.