A relação do chumbo com o batom | Boqnews

BoqBeleza

10 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

A relação do chumbo com o batom

O batom contém chumbo? Descubra o que é verdade e o que é mentira

Por: Beatriz Challoub
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O batom contêm chumbo?
Sim, o batom contêm chumbo. Mas não só ele como diversos outros metais como cadmio, alumínio, cromo, entre outros. E o chumbo pode ser facilmente encontrado em alimentos como em outros produtos cosméticos.
Existem batons que não possuem chumbo em sua composição.
  • Batom tem chumbo mesmo. E outras substâncias também.

Porque batons contém chumbo e outros metais mesmo. Algumas cores só são obtidas por meio de certos metais, e por isso estão presentes na formulação. O problema não é o chumbo estar presente no batom, é as pessoas acharem que não existe um nível em que isso não seja toxico ou danoso para a saúde.

O alumínio é acrescentado aos batons como estabilizador, afirmou Linda Loretz, toxicologista-chefe do Conselho de Produtos de Cuidado Pessoal: “Ele ajuda a impedir que as cores escorram”. O óxido de titânio é utilizado como agente branqueador, que ajuda a transformar o vermelho em rosa. Ambos os usos são aprovados pela FDA.

Por exemplo, fabricantes frequentemente utilizam flocos microscópicos de mica, uma formação mineral natural, para dar mais brilho ao gloss. A mica frequentemente contém metais como chumbo, manganésio, cromo e alumínio. E isso é utilizado não só em batons, mas em cosméticos no geral.

O chumbo causa câncer? 
Não existem estudos que comprovem a relação direta do chumbo com o câncer. O que é comprovado que o chumbo é classificado como um possível carcinogênico aos humanos.
O chumbo é tóxico?
Sim, ele é mas a quantidade que possui um batom é muito pequena e como seu uso é tópico ( é usado externamente) você não irá ingerir a quantidade total de chumbo contida em um batom, seja ele bala ou líquido.
Batom líquido contêm chumbo?
Sim, pois algumas cores são fornecidas por alguns metais, dentre eles o chumbo.
Quanto mais pigmentado mais contêm chumbo?
De acordo com uma pesquisa feita pelo FDA (tipo a Anvisa lá nos EUA) as cores mais escuras apresentam mais chumbo do que as mais claras.
Existe uma quantidade limite de ingestão de chumbo pelo ser humano?
Não existe. O que se sabe é que a quantidade de chumbo contida nos batons é muito baixa para que seja possível sua relação com o câncer. O recomendado é a reaplicação do batom em no máximo 3x ao dia pois ingerimos o batom ao comermos, ao bebermos algo, ao passar a língua nos lábios. O ideal seria que ao fazer alguma dessas atividades onde se corre o risco de ingerir tirássemos todo o batom e só após reaplicássemos.
Batons mais baratos possuem níveis mais altos de chumbo?
Não. Foram encontrados níveis altos de chumbo em marcas como L’oreal, Mac, Avon, Mary Kay, Dior, como podem ver nas imagens acima. Nenhum deles escaparam. Se você pensa que o batom da Queen tem mais chumbo do que o da Mac, meu bem, você pode estar redondamente enganada.
O chumbo, uma vez ingerido, permanece no organismo?
Sim, ele permanece pois o nosso corpo não consegue absorvê-lo, sendo então cumulativo em nosso organismo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.