O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou neste sábado (8) o prêmio Goya 2025 na categoria de Melhor Filme Ibero-americano.
Em uma carta lida durante a cerimônia, Walter Salles agradeceu à Academia de Cinema Espanhol e destacou a importância do reconhecimento, mencionando que essa foi a primeira indicação de um filme brasileiro ao Goya.
Reconhecimento internacional
Ainda Estou Aqui já havia conquistado outro importante prêmio internacional. Em janeiro, Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama por sua atuação no filme, sendo a primeira brasileira a ganhar essa premiação.
Sobre o filme
O enredo acompanha a luta pela democracia, a resistência à opressão, a busca por desaparecidos políticos e a importância da memória. O desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, marido de Eunice, é o ponto central da narrativa.
Em 1996, foi emitido o atestado de óbito de Rubens Paiva. Em 2025, o documento foi atualizado para registrar que sua morte foi causada por agentes do Estado durante a ditadura militar.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.