Localizada na Beneficência, é uma rua não oficial com ares de oficial
Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas fazem suas resoluções ou promessas para o ano-novo, além de agradecer graças alcançadas e atendidas.
Na última coluna de 2024, a via escolhida representa bem essa época do ano, no entanto, ela não existe oficialmente, a Alameda da Gratidão.
Simbologia
A palavra “Gratidão” vem do latim Gratiam e segundo o dicionário significa qualidade de quem é grato ou reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor.
Ainda assim, este verbete acaba levando um peso, ou significado, ainda maior nas festas de fim de ano, quando muitas pessoas fazem balanços e reconciliações, deixando o local onde a via fica localizada ainda mais emblemático.
A Alameda
A Alameda fica no bairro Vila Belmiro, em um terreno particular, especificamente dentro da entrada principal do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos, no canal 2.
Muitos passam sem percebê-la, porém aqueles que ali chegam ou saem e olham para cima, logo veem a placa, com todos os tons de uma placa oficial e ao lerem seu nome, acabam, mesmo que inconscientemente, refletindo no simbolismo de sua localização e representatividade.
A via tem aproximadamente 130 metros e por não ser uma via oficial, não existem registros públicos de sua criação. Na Baixada Santista também não tem nenhum logradouro oficial com esta homenagem.
Gratidão
Obrigado a todos os leitores que, ao longo de 2024, acompanharam e exploraram a história das Vias de Santos.
Tenham todos um 2025 próspero e com ainda mais conhecimento sobre os logradouros santistas.