Além da praia | Boqnews

ETC

02 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Além da praia

O roteiro turístico de Santos não se restrinje ao Centro Histórico, ao Porto e a orla. Saindo da área insular da Cidade é possível encontrar três rotas ecológicas que oferecem cachoeiras, rios, plantações, Mata Atlântica virgem e  diversidade de plantas e animais. Tudo isso do outro lado de Santos, em locais ainda pouco visitados pelos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O roteiro turístico de Santos não se restrinje ao Centro Histórico, ao Porto e a orla. Saindo da área insular da Cidade é possível encontrar três rotas ecológicas que oferecem cachoeiras, rios, plantações, Mata Atlântica virgem e  diversidade de plantas e animais. Tudo isso do outro lado de Santos, em locais ainda pouco visitados pelos próprios munícipes e turistas.



Os passeios ficam por conta da reserva Itatinga, da Fazenda Cabuçu e da Travessia do Caeté, que oferecem opções de lazer leve (pouco esforço físico) como caminhadas em locais planos e rotas pesadas em trilhas que chegam a durar de oito a nove horas. Entretanto, o acesso a estes pontos é restrito.

De acordo com a responsável pela agência de ecoturismo Harpyia, Lúcia Valente, a entrada nestas áreas só é permitida às empresas cadastra-das na Secretaria de Turismo do município.



“Como são reservas naturais, somente as que possuem cadastro são autorizadas a entrar. Além disso, em alguns locais, como Itatinga e Trilha do Caeté, é preciso pedir permissão para as empresas responsáveis, que neste caso são a Sabesp e a Codesp, respectivamente. Na Fazenda Cabuçu, o contato é feito diretamente com os pro-prietários”, relata.

Passeios

Começando pelas trilhas da Vila Itatinga, é possível conhecer a usina hidrelétrica construída em 1910 e ainda em funcionamento, passear de trem por um percurso de 7,5 quilômetros e percorrer uma trilha de mais de um quilômetro até a Cachoeira dos 3 Poços. Na Travessia do Caeté, o percurso que chega até o bairro Caruara é fácil, podendo ser realizado por grupos escolares. A trilha da Fazenda Cabuçu é considerada uma rota fácil, com trajeto de três quilômetros, onde é possível visitar a cachoeira Cabuçu e conhecer as plantações de banana da região, enquanto se caminha até o sopé da Serra do Mar.

Segurança

Lúcia alerta sobre os cuidados que devem ser observados pelos guias turísticos e pelos visitantes. “É preciso ficar atento aos equipamentos de segurança, que tem prazo de validade e uma série de normas a serem obedecidas. Os ecoturist-as,por sua vez, devem seguir as recomendações feitas antes do passeio para evitar qualquer problema.  Entre elas estão os cuidados com as roupas, que devem ser leves, e com os calçados”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.