Animais de estimação precisam de cuidado redobrado no período de férias | Boqnews
Foto: Freepik

Mundo dos Pets

10 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Animais de estimação precisam de cuidado redobrado no período de férias

Com viagens e mudanças de rotina, donos devem ficar atentos ao bem-estar do animal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Festas, verão, viagens, passeios, finais de semana prolongados, folia e até as tão sonhadas férias. O início do ano é um período de agenda apertada. Nessa época, a rotina fica de ponta-cabeça por conta destes afazeres proveitosos. Se para nós humanos essa fuga da realidade já é algo atípico, imagina como deve ficar a rotina dos pets?

Tutores devem se preocupar ainda mais com os seus bichinhos enquanto estão de férias. Isso porque eles continuam precisando de cuidados, e deixar preparado apenas o básico não é a melhor das escolhas. Assim, muitas dúvidas e aflições sobre o que fazer e como agir acabam surgindo nessa época.

Há quem prefira deixá-los em hotéis para animais ou até mesmo em casa, sob cuidados de terceiros. Mas, caso o dono não consiga ficar longe do seu melhor amigo, levá-lo junto também pode ser uma opção. Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au! Happy, plano de saúde voltado para animais de estimação, ressalta que, independente de qual for a escolha, os pets não devem ficar sozinhos.

“Disponibilizar alimento e água não garante o bem-estar do animal durante a ausência dos tutores. Pelo contrário, o fato de estar sozinho em casa pode gerar estresse para o animal, porque ele sentirá falta da rotina, da presença física das pessoas, das atividades costumeiras e do carinho. Por isso, nesse caso, a alternativa é buscar por opções de hotéis especializados ou deixar o bichinho sob os cuidados de pessoas de confiança”, explica Simone.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Hotéis.com, 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais de estimação. Caso essa seja a escolha é importante considerar todos os detalhes da viagem antes de decidir se levar o pet pode ser uma boa ideia. Simone ainda acrescenta que uma viagem com animais requer diversos cuidados especiais.

“Animais domésticos costumam ter uma rotina e acostumam-se ao seu ambiente do dia a dia, tirá-los dessa zona de conforto também pode ser estressante para eles. É normal que o pet estranhe o lugar e tente explorar o ambiente ou até fugir. Então, mantenha-o sempre por perto para que ele não corra o risco de se perder ou sofra um acidente. Uma dica é fazer a identificação com coleiras que tenham o nome do pet e o contato do tutor ”, aconselha.

Além disso, antes de viajar, é necessário levar o cão ou gato em um médico veterinário para verificação do cartão vacinal e realização do controle de parasitas. Assim como no transporte aéreo, em viagens de carro ou ônibus, é fundamental providenciar uma caixa de transporte adequada para o animal. Deixá-lo solto dentro do veículo pode ocasionar acidentes e incômodo além de ser uma infração de trânsito.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.