Antonio Manuel será destaque brasileiro na Bienal de Veneza | Boqnews
Foto: Divulgação

Artes Plásticas

16 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Antonio Manuel será destaque brasileiro na Bienal de Veneza

Berna Reale e André Komatsu também representarão o Brasil na mostra, em maio

Por: Silas Martí
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Mulher observa a obra 'Fantasma',c riada em 1994 por Antonio Manuel, em exposição do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro

Mulher observa a obra ‘Fantasma’,c riada em 1994 por Antonio Manuel, em exposição do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro

Os artistas Antonio Manuel, André Komatsu e Berna Reale foram os escolhidos para representar o Brasil na Bienal de Veneza, marcada para maio do ano que vem. Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, que trabalha ao lado de Cauê Alves, o pavilhão nacional da próxima mostra italiana tenta estabelecer um diálogo entre um artista consagrado, caso de Manuel, e a produção contemporânea, caso de Komatsu e Reale.

Manuel despontou nos anos 1960 no cenário artístico do país com performances e obras de forte pegada política, entre elas a ação em que invadiu nu um vernissage no Museu de Arte Moderna do Rio e suas obras em que manipulava capas de jornal com notícias sobre a ditadura militar.

Segundo Osorio, também curador do MAM do Rio, Manuel terá maior destaque no pavilhão do país. Komatsu cria instalações que refletem sobre a condição das metrópoles brasileiras, em especial São Paulo. Suas obras falam da precariedade e do improviso na arquitetura, uma espécie de urbanidade às avessas.

Talvez mais surpreendente seja a escolha de Reale para integrar o pavilhão. Artista que despontou no circuito nos últimos anos, a performer de Belém vem causando espanto com ações como um sapatear no lixão da capital paraense ou navegar nos canais de esgoto da cidade com uma canoa cheia de ratos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.