ETC
etc

Anunciado projeto do Museu de Arte Moderna

A cidade terá novo prédio para exposições e outras manifestações artísticas e culturais. Trata-se do Museu de Arte Moderna de…

04 de outubro de 2010 - 12:06

Da Redação

Compartilhe

A cidade terá novo prédio para exposições e outras manifestações artísticas e culturais. Trata-se do Museu de Arte Moderna de Santos, cujo projeto foi apresentado pela diretoria da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, na última quarta-feira.


A cerimônia, na sede da instituição (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão), foi prestigiada por autoridades, empresários, intelectuais, artistas, estudantes e filiados à Associação de Amigos, que custeia a fundação.


O arquiteto Paulo Mendes da Rocha expôs o projeto do empreendimento, que deve ser construído com recursos provenientes de incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.


Para Geraldo Pierotti, presidente da fundação, cuja gestão terminou no dia 30 – seu sucessor é Mario Flávio Paz de Alcântara – “é o maior acontecimento do mundo artístico e cultural da região”.


Características
O prédio de 8.180 m², de quatro andares, será erguido em um terço do terreno, ocupando a área onde atualmente funciona o estacionamento, com entrada pela Av. Epitácio Pessoa, 100. Haverá a preservação dos 69 metros do trecho de bosque, atrás do casarão. O estacionamento passará para o subsolo com 3.480 m². Outras inovações: captação de energia solar, elevadores panorâmicos e escadas externas.


No piso térreo haverá um salão coberto, bilheteria, portaria da garagem, cafeteria, guarda-volumes, sala da segurança e sanitário. E no primeiro andar, recepção, auditório, camarim, biblioteca, cafeteria e instalações administrativas.


As exposições ficarão reservadas para o segundo pavimento. Mostras de menor porte e o acervo de Armando Sendin estarão no terceiro andar em dois espaços, além de laboratório, salão de documentação e pesquisa.

LEIA TAMBÉM: