Foto: Divulgação

Em busca do emprego

10 DE SETEMBRO DE 2017

Aprenda a deixar o seu currículo atraente

Veja algumas dicas para construir um modelo moderno de currículo, que irão ajudar na hora de aparecer uma oportunidade.

Por: Da Assessoria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dicas de um bom currículo representam um cartão de visita do (a) candidato (a) na hora da seleção. Foto: Divulgação

O Currículo é a principal ferramenta para conseguir um bom emprego e se colocar no mercado de trabalho. Fazer uma apresentação de forma clara e com os dados corretos é a melhor maneira de produzir um documento com o resumo da vida acadêmica e profissional do candidato.

Um quesito imprescindível para a produção de um currículo é a formação do profissional.

Nesta parte deve constar todo o conhecimento do candidato e suas qualificações para o cargo.

Em vagas para programação, possuir um leque de cursos ajuda muito.

O treinamento ABAP, por exemplo, qualifica o profissional para atuar com diferentes programas, aumentando a área de atuação e melhorando suas chances de conquistar o emprego.

 

Curso online ou presencial é um diferencial para o candidato

Para diversas áreas de atuação, o caminho é o mesmo.

Possuir especializações enriquece o currículo e fornece o diferencial na hora de ser contratado.

Os cursos podem ser adquiridos de forma presencial ou online, no entanto, o mais importante é que seja de qualidade e realmente deixe o aluno preparado para possíveis testes e entrevistas na hora de conseguir o trabalho.

Além de passar uma instrução mais específica, os cursos conferem uma chance de ampliar os horizontes e traçar novas carreiras e desafios.

O bacharelado (nível superior) ou o ensino técnico forma profissionais para o mercado de trabalho, mas com o aumento da expectativa de vida e o progresso das novas tecnologias, algumas pessoas estão seguindo mais de uma carreira ao longo do caminho profissional.

As instituições de ensino promovem várias maneiras de aprofundar ou despertar o interesse de novas disciplinas por canais como:
● Pós-graduação
● Mestrado
● Doutorado
● Curso de Extensão
● Oficinas profissionalizantes

 

Informação e formatação são as peças que estruturam o currículo

O histórico profissional e a experiência no mercado de trabalho devem ser mencionados de forma resumida, porém, sem deixar de descrever as funções exercidas e os principais projetos executados nas últimas empresas.

Mesmo quando pedido, não é muito agradável informar sobre os últimos salários. Isso pode criar uma barreira entre candidato e contratante, dificultando o desempenho no processo seletivo.

Uma carta de apresentação pode ser incluída quando a mesma for objetiva, com no máximo cinco linhas e de conteúdo claro e conciso. O foco também deve ser mantido no cargo desejado e a área que o candidato pretende atuar.

A formatação do currículo é tão importante quanto o conteúdo.

É recomendável usar fontes sóbrias como Times New Roman, Arial e Calibri.

Os espaçamentos e organização do texto devem ser padronizados para não criar uma confusão na hora da leitura.

O documento deve conter no máximo duas folhas e fotos só devem ser encaminhadas quando pedidas e, mesmo assim, apenas no formato 3×4 padrão.

A linguagem utilizada no currículo é formal, mas é comum certo despojamento em algumas vagas, principalmente na área de Comunicação.

Porém, é preciso equilíbrio na hora de redigir seu texto.

Você pode liberar a sua criatividade sem perder a cordialidade na elaboração do documento.

 

Mostre todas as suas qualificações, mas com responsabilidade

Estar realmente preparado é a melhor condição que o candidato pode apresentar para o seu empregador. Ser eficiente em todas as qualificações apresentadas é fundamental para conquistar a vaga, afinal, o currículo é a porta de entrada, mas outras etapas serão apresentadas.

Testes como nível de idioma podem deixar o postulante à vaga em “maus lençóis”, caso a pessoa não tenha sido sincera na hora de produzir o currículo.

Lembre-se que em um bom currículo nenhuma informação relevante é omitida ou potencializada. Elas devem ser claras e objetivas, mas, apresentando todo o conhecimento e desempenho do futuro funcionário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.