Curso sobre relógios acontece na Casa do Trem Bélico neste final de semana | Boqnews

Workshop

01 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Curso sobre relógios acontece na Casa do Trem Bélico neste final de semana

Aulas são gratuitas com o artesão e relojoeiro Antonio Rodrigues Lima, o Sr. Toninho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

O workshop gratuito Oficina de Relógios, com o artesão e relojoeiro Antonio Rodrigues Lima, conhecido como Sr. Toninho, ocorre neste sábado (4) e domingo (5), às 14h, na Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, no Centro Histórico). A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult),  é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Há certificado de conclusão do curso.

Dividido em três etapas, o workshop aborda a história do objeto, com enfoque no relógio popular e também nos modelos feitos a partir da luz de velas, de água e de sol, entre outros materiais. Na sequência os alunos aprendem sobre a montagem das engrenagens de ponteiro e desenvolvem suas próprias peças.

Desde o surgimento na antiguidade, passando pela Idade Média, é grande a importância do tempo na sociedade moderna. Mas, segundo historiadores, pela sua difícil construção e manutenção, na antiguidade os relógios eram construídos apenas em locais públicos.

Símbolo da alta aristocracia, os primeiros modelos usados pelas pessoas foram os de bolso. Eles eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos podiam comprar um.

Palestrante

Com mais de 50 anos de experiência no manuseio e conserto de relógios, Toninho é responsável pelos ajustes de diversos relógios em todo o estado de São Paulo, como o do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista; da Estação Júlio Prestes, em São Paulo; e do edifício da Bolsa Oficial de Café, em Santos.

Além de relojoeiro, ele também atua como professor. Já ministrou aulas no Senai-Santos e há mais de três anos leciona sobre a restauração de relógios e maquetes na Prefeitura Municipal de Santos, ensinando o ofício a jovens de comunidades carentes da Cidade.

Serviço:
‘Oficina de Relógios’

Quando: Dias 4 e 5 de junho, a partir das 14h
Onde: Casa do Trem Bélico, na Rua Tiro Onze, no Centro Histórico
Entrada: Grátis

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.