Arte na Pinacoteca abre última exposição inédita e gratuita do ano | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Cultura

26 DE OUTUBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Arte na Pinacoteca abre última exposição inédita e gratuita do ano

Inclusiva, mostra na Pinacoteca Benedicto Calixto terá intérprete de libras, audiodescrição e braille

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto “Arte na Pinacoteca” escolheu a exposição Nascer é muito Comprido para encerrar o ciclo de exposições inéditas e gratuitas de 2023, na Baixada Santista. Sempre na Pinacoteca Benedicto Calixto, local icônico e muito querido pela população santista, foram várias iniciativas com o objetivo de democratizar e estimular a arte e a cultura na região. “Não poderíamos concluir o ano com mostra mais apropriada. Com certeza será mais um sucesso de visitação”, afirma Roberto Santini, presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto.

A exposição – pela primeira vez na região – é uma breve retrospectiva da obra visual do artista Carlos Zibel, também curador e crítico de arte. A partir de 27 de outubro, poderá ter visita de terça a domingo, das 9h às 18h. Uma das premissas do projeto é ser inclusivo; assim, é oferecido ao público, intérprete de libras, audiodescrição e braille.

Nas sete séries e obras apresentadas na mostra, Zibel tematiza e escolhe técnicas de acordo com um processo de desdobro.

Desse modo, que, em muitas oportunidades, alterna indagações artísticas em um processo pessoal que sugere um caminhar em espiral. Mesmo em um olhar breve, oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar durante o percurso experiências estéticas instigantes e a iniciação no universo do artista.

A mostra demandou à curadoria pensar em grupos de trabalhos reunidos em torno das técnicas, suportes e tipo de figuração, já que essa escolha fez parte das intenções artísticas e das formas de viabilização das séries.

“O reencontro com os vários eixos de pesquisa artística nunca se dá no mesmo nível, pois, ao guardar a experiência anteriormente realizada, ele a incorpora em um salto acima e à frente”, analisa Antonio Carlos Cavalcanti Filho, curador da exposição.

 

Arte na Pinacoteca

A exposição faz parte do projeto “Arte na Pinacoteca”.

Sendo assim, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas.

O projeto com patrocínio do Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog – possui realização pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural.

Portanto, empresa que atua e desenvolve projetos com relação à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente. “Apoiar o Arte na Pinacoteca é promover o acesso à cultura e deixar um legado social para a Baixada Santista. É uma forma de contribuir para que mais pessoas, especialmente crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte como vetor de desenvolvimento e alavancagem da nossa região”, diz Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa que, em 2023, completa dez anos de operações no Porto de Santos e tem o compromisso de fortalecer a relação porto-cidade.

A associação entre um importante polo de cultura, como é a Pinacoteca – instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos – e a Weimar é uma espetacular junção de forças e propulsão de propósitos.

Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, busca democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura na região.

Além disso, o projeto prevê também visitação gratuita para alunos da rede pública, com foco nas regiões mais distantes. As crianças ganham transporte e lanche, além de um dia repleto de cultura.

Exposição “Nascer é Muito Comprido”

De de 27/10/23 a 7 de janeiro

Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP

Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h

Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364

Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.