Astronautas comem pela primeira vez vegetais plantados no espaço | Boqnews
Foto: Divulgação

Ciência

11 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Astronautas comem pela primeira vez vegetais plantados no espaço

Salada do espaço foi resultado de uma série de investimentos da Nasa para viabilizar a agricultura fora da Terra

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada

A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada

Foi uma pequena mordida para o homem, mas uma grande refeição para a humanidade. Astronautas americanos a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional) comeram, pela primeira vez na história, vegetais plantados e colhidos no espaço: algumas folhas de alface vermelha.

A salada espacial foi resultado de uma série de investimentos da Nasa para viabilizar a agricultura fora da Terra, já tendo em vista futuras missões tripuladas de longa duração, como a exploração de Marte.

A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada.

Os vegetais frescos seriam uma possibilidade de adicionar fibras e vitaminas às refeições, além de ajudarem os astronautas a quebrarem a monotonia do cardápio.

“Há evidências de que comidas frescas, como tomates, mirtilos e alface vermelha são uma boa fonte de antioxidantes. Ter alimentos frescos como esses disponíveis no espaço pode ter um impacto positivo no humor das pessoas, além de promover algum tipo de proteção contra a radiação no espaço”, diz Ray Wheeler, chefe da área de Atividades de Apoio à Vida no Centro Espacial Kennedy da Nasa.

Alexandra Whitmire, que pesquisa aspectos comportamentais também na Nasa, destaca que as atividades de jardinagem espacial também podem trazer benefícios psicológicos aos astronautas.

“Futuras missões espaciais poderão envolver entre quatro e seis membros vivendo em um espaço confinado por um longo período de tempo, com possibilidade de comunicação limitada”, diz Whitmire, que destaca que o cultivo de plantas pode ajudar no bem-estar dos viajantes.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.