Baixada Santista vai vacinar 765 mil pessoas contra nova gripe | Boqnews

ETC

09 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Baixada Santista vai vacinar 765 mil pessoas contra nova gripe

Cerca de 20 milhões de pessoas do Estado de São Paulo serão vacinadas contra a contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Na região da Baixada Santista deverão ser imunizadas 765 mil pessoas. O início da campanha ocorreu nesta segunda-feira, 8 de março, com a presença do governador José Serra e do […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 20 milhões de pessoas do Estado de São Paulo serão vacinadas contra a contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Na região da Baixada Santista deverão ser imunizadas 765 mil pessoas. O início da campanha ocorreu nesta segunda-feira, 8 de março, com a presença do governador José Serra e do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata no CDL (Centro de Distribuição e Logística), na capital paulista.


Durante a primeira etapa da campanha serão vacinados em todo o Estado 704,7 mil profissionais da área da saúde e 4,6 mil moradores de aldeias indígenas, e vai até o dia 19.


Os profissionais de saúde a serem vacinados são aqueles que trabalham em serviços de saúde, envolvidos diretamente na resposta à pandemia, em 6,4 mil serviços de saúde do Estado, público, privados e conveniados, entre hospitais, pronto-socorros, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e unidades de Saúde da Família, entre outros.


Seguindo as diretrizes do Ministério, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.


A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais. A Secretaria irá encaminhar as doses aos municípios, que ficarão encarregados de organizar a campanha localmente. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).


“Imunizar os profissionais de saúde é fundamental como medida de prevenção, já que esses trabalhadores lidam diretamente com pessoas doentes, algumas das quais podem adquirir e transmitir o vírus da nova gripe. Vamos aproveitar e também proteger a população das aldeias indígenas”, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.


Etapas


A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.


As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril.


Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).


Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.