Batalha de Rimas pioneira na Baixada Santista realiza Edição especial “Olimpíadas do Hip-hop” no domingo, 20 de outubro, na Started, com formato diferente, por equipes e que envolve todos os elementos fundamentais do Hip-hop
Sendo assim, o movimento Hip-Hop da Baixada Santista – um dos mais importantes do país – está em festa para celebrar os 9 anos da Batalha da Conselheiro, a primeira que ocorre semanalmente, e com o formato de “Bate e Volta” até então inexistente na região o que inspirou e contribuiu para que outras Batalhas de Rima fossem criadas.
Na edição especial “Olimpíadas do Hip-Hop” que acontece no domingo, 20 de outubro, das 16 às 22 horas, o formato será inovador: serão 8 delegações, cada uma com 9 atletas – 5 MC’s, 1 beatmaker, 1 B.boy ou 1 B.girl e 1 grafiteiro(a). Serão premiados 1°, 2° e 3° como em uma Olimpíadas.
Até o momento, a edição “Olimpíadas do Hip-hop” conta com os seguintes parceiros: Anarquia de Vestir e Suzana Comunica. Ainda dá tempo para que novos parceiros se unam para a edição do domingo (20).
Sobre a Batalha da Conselheiro
Criada em 21/10/2015, a Batalha da Conselheiro é uma Batalha de Rimas na qual diversos MC’s se encontram para disputar através de Ritmo e Poesia quem será o campeão da semana.
Dessa forma, a Batalha acontece toda quarta-feira, em um ponto icônico de Santos, na esquina da avenida da praia com a avenida Conselheiro Nébias, em pleno Jardim da Orla – o maior jardim de orla do mundo segundo o Guiness Book.
É a mais antiga Batalha de Rimas da região realizada semanalmente e ainda em atividade.
Já ocorreram mais de 410 edições e muitos dos MC’s atualmente conhecidos na Baixada Santista são crias da Batalha da Conselheiro como Tubarão e Grafiteh.
Desse modo, entre os objetivos da Batalha da Conselheiro destaque para a oportunidade de que os talentosos MC’s da região se tornem nacionalmente conhecidos e que os novos MC’s tenham inspiração em talentos da própria região em que vivem; além de mostrar que Batalhas de MC’s não são competições de brincadeira, que os hiphoppers possuem responsabilidades em atitudes e palavras.
As Batalhas de Rimas como a da Conselheiro impulsiona também a economia periférica já que a maioria dos MC’s são artistas e trabalhadores periféricos de todas as cidades da Baixada Santista além de Santos.
Portanto, todas as edições da Batalha da Conselheiro são filmadas e divulgadas nas mídias sociais como Instagram, Tiktok e YouTube. Dessa forma, propagando a mensagem do Hip-hop Caiçara sem limites geográficos.
Semanalmente cerca de 16 a 32 MC’s se encontram para batalhar. O público do evento oscila de acordo com o dia mantendo uma média de 150 a 200 pessoas por edição.
Iniciativas sociais
Durante esses anos, foram criadas algumas iniciativas sociais visando sempre a solidariedade e uma sociedade mais justa e igualitária como:
– “Mais RAP, Menos FRIO” (fazendo doações durante o inverno para moradores de rua)
– SOS BRUMADINHO (ponto de coleta de roupas e alimentos)
– Troca de livros (toda semana uma pausa para troca de livros entre o público)
Importante destacar também que na Batalha da Conselheiro não é permitido racismo, machismo, homofobia e nenhum tipo de preconceito. Portanto, sendo também uma forma de combate e de conscientização do público e artistas a respeito de questões sociais que direta ou indiretamente atingem a todos nós.
Além disso, a Batalha da Conselheiro é organizada pela seguinte equipe: Jotaerre, idealizador, organizador e apresentador; Guilherme Cres, DJ e beatmaker; Milena Pedra, videomaker; Guilherme Silva, assistente de produção; e João Paulo, designer.
Redes sociais
Siga Batalha da Conselheiro nas mídias sociais
@batalhadaconselheiro (Instagram)
/Batalhadaconselheiro2 (YouTube)
Batalha da Conselheiro Edição Especial
Batalha da Conselheiro “Olimpíadas do Hip-hop”
Domingo, 20 de outubro 2024
Horário: das 16 às 22 horas
Local: Started (Rua Tuyuti, 96 – Valongo – Santos)
Entrada: R$ 15,00
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.