ETC
Carnaval 2020

Bertioga será homenageada pela X-9 no carnaval santista

Enredo “Berço da História do Brasil” é tema da escola na disputa pelo título no ano que vem

20 de agosto de 2019 - 11:23

Da Redação

Compartilhe

A passarela Dráuzio da Cruz deve ganhar um colorido a mais durante os desfiles do Carnaval 2020 de Santos.

Isso porque a história de Bertioga irá animar os foliões quando a escola de samba X-9 entrar na avenida.

A agremiação escolheu a Cidade como homenageada de seu enredo na disputa pelo título da folia santista no ano que vem: “Bertioga – Berço da História do Brasil”. É a primeira vez que a Cidade é tema para uma escola de samba.

O carnavalesco da escola, Wallacy Vinicyos, estudou o Município a fundo e garante um lindo espetáculo. Segundo ele, marcos da Cidade como Forte São João, Usina de Itatinga, Parada de Natal e as festas tradicionais como da Tainha e Camarão na Moranga devem ser destaques na avenida.

“Estamos com o enredo e desenhos prontos, montando uma ideia limpa, clara e bonita do que é a cidade de Bertioga para o mundo. Conseguimos montar um enredo de fácil leitura. As pessoas que estiverem assistindo vão conseguir identificar e entender”, afirma.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha, é uma grande emoção o Município ser enredo de uma das maiores escolas de samba da Baixada Santista.

“Coloca nossa Cidade em destaque importante, valorizando nossas belezas naturais e históricas”, diz.

O presidente da agremiação, Jocemir Alves, destacou a parceria entre as ligas das escolas de samba de Bertioga e de Santos e o apoio da Prefeitura e do prefeito, Caio Matheus. “A nossa expectativa é a melhor possível: botar o pé no chão e ser campeã do carnaval”, finaliza.

A escola

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 foi fundada em 1º de maio de 1944. O nome da escola foi inspirado numa revista em quadrinhos que levava o nome “Agente X-9”.

A agremiação é a que mais conquistou títulos em Santos, um total de dezoito. Por ser a mais antiga em atividade na cidade, é conhecida como “A Pioneira”.

É uma das maiores escolas de samba do estado de São Paulo e do Brasil. Além disso, sendo inspiração para a fundação da X-9 Paulistana, da Capital.