Black Mantra e BNegão trazem fase Racional de Tim Maia ao Santos Jazz Festival | Boqnews
Foto: Diagramação

Gratuito

26 DE JULHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Black Mantra e BNegão trazem fase Racional de Tim Maia ao Santos Jazz Festival

Noite começa com lançamento do novo álbum de Mauro Hector às 19 horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Chegou a hora! Santos se transforma na capital do jazz e ocupa o Centro Histórico da cidade com programação plural, diversa e acessível a todos! A primeira noite traz quatro super shows, a partir das 19 horas, e fecha com chave de ouro com a banda funk e soul Black Mantra e o rapper BNegão no show Tim Maia Racional, que apresenta a junção de soul, blues, e reggae da fase mais mística de Tim Maia. Canções como Imunização Racional (Que Beleza), Bom Senso e O Caminho do Bem são alguns dos sucessos dessa safra singular da década de 1970 do maior nome do soul brasileiro.

“A junção que deu origem a esse projeto nasceu de um convite pra uma festa do Daniel Tamenpi, um dos maiores pesquisadores de música. E deu tão certo que tem esgotado ingressos há anos. É um prazer danado fazer esse som com a Black Mantra, uma banda absurdamente potente, o que acaba permitindo ter a pressão do som de hoje com aquele repertório maravilhoso do Tim. É isso que vamos levar ao Santos Jazz”, detalha o rapper BNegão, um dos mais criativos artistas da atualidade, MC da banda Planet Hemp.

Happy hour

Mas não é só o som emblemático de Tim Maia por Black Mantra e BNegão que prometem aquecer a noite. A programação começa já no happy hour, às 19 horas com um lançamento: Keep on, o quinto álbum solo do guitarrista e compositor Mauro Hector. Acompanhado no palco pelos músicos Caio Pamplona (baixo) e Igor Willcox (bateria), apresentará seu repertório autoral e instrumental, percorrendo estilos como blues, jazz, fusion, rock e country, com acordes que homenageiam grandes mestres das guitarras.

Em seguida, um tributo especial aos 80 anos de Chico Buarque! Um time querido pela Cidade foi escolhido pela curadoria do festival para a homenagem: Choro de Bolso, duo do violinista Marcos Canduta e da flautista Débora Gozzoli, que neste ano completam bodas de prata de carreira, ao lado da voz melódica e inconfundível do cantor Conrado Pouza, juntamente com os músicos Danilo Oliveira, no baixo, e Fabiano Guedes, na bateria. “Chico é pra mim o maior compositor vivo deste País. É o cara das letras, do dom das palavras. Mas é o lado melódico, a harmonia, a sofisticação deste músico que queremos trazer neste show”. E só pra dar um gostinho, adianta dois clássicos que estão no repertório: João e Maria e Partido Alto.

 

GENIALF – Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas

A programação de sexta-feira tem, ainda, um dos pilares da curadoria do festival para esta edição: um tributo especial a Johnny Alf, apartado do devido reconhecimento à época por puro preconceito, e que foi o grande responsável pela mistura do jazz com o samba, criando os novos arranjos e harmonias que deram o tom da bossa nova, posteriormente popularizada por Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, entre outros.

Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas apresentarão o show Genialf. O nome é uma referência à forma como Tom Jobim reconheceu a genialidade de Johnny. Para a banda, o projeto visa mais que um tributo: se arrisca a criar uma nova obra a partir do legado de um artista que tanto retrata nosso país, inclusive no esquecimento, descobrindo um tesouro ainda pouco explorado e indo ao encontro das raízes brasileiras mais profundas.

“A obra de Johnny Alf carrega essa intersecção única e apaixonante da música instrumental com a música canção. Tem densidade, melodia, harmonia, o lirismo poético do cancioneiro que faz a música brasileira ser reconhecida grandiosa como ela é. Ele carrega esse lugar da dimensão da música canção e da instrumental. E trazemos isso ao palco nesse projeto”, conta Vitor Cabral. O show terá a participação especial da atriz e cantora Thalma de Freitas, que está comemorando seus 50 anos.

 

Retrospectiva de sucesso

 

O Santos Jazz terá 15 shows gratuitos no palco do Arcos do Valongo – Centro Histórico, entre sexta e domingo (26 a 28), trazendo grandes nomes do País, como o rapper BNegão e Tássia Reis – abrindo espaço a diversos artistas locais e reverenciando a obra de gigantes da música: como Johnny Alf, Alaíde Costa – que está no concerto de abertura hoje (dia 25) no Sesc-Santos, Chico Buarque, Tim Maia e Dorival Caymmi. Além disso a VDJ Jô Discolada promete aquecer os intervalos e colocar todo mundo pra dançar. Por falar em dançar, o encerramento terá o show de comemoração dos 25 anos de carreira do Clube do Balanço.

Em onze edições o Santos Jazz soma 225 shows, 45 workshops e oficinas, mais de mil músicos envolvidos e público superior a 100 mil pessoas! Entre os artistas que já constelaram na programação estão Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, César Camargo Mariano, Mônica Salmaso, João Donato, João Bosco, Banda Mantiqueira, Rosa Passos, Leny Andrade, Yamandu Costa, Arismar Espírito Santo e dezenas de outros grandes músicos nacionais, internacionais e muitos dos nossos talentos locais. Colocar luz aos novos também sempre foi um propósito. Ayrton Montarroys, Vanessa Moreno, Rael, Liniker, Xênia França e Francisco El Hombre são algumas das estrelas do novo cenário musical que já estiveram por aqui!

 

Realização

O 12º Santos Jazz Festival tem patrocínio das empresas Compass e Santos Brasil, por meio de chancela da Lei federal Rouanet do Ministério da Cultura. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura.

Além disso,  o projeto conta também com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.

Portanto, confira a programação e novidades nas redes sociais:@santosjazzfestivaloficial (instagram), Facebook e no site.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.