
Apenas duas bandas poderão desfilar por noite nos dias de semana. Restrição visa evitar impactos maiores no trânsito. Foto: Helena Silva/PMS
O Carnabanda terá uma novidade para os desfiles no próximo ano, que serão realizados de 26 de janeiro a 13 de fevereiro.
Haverá apenas duas bandas desfilando nos dias de semana, sempre das 19h às 21h.
A medida foi tomada em comum acordo entre a Secretaria de Turismo (Setur), Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e representantes das próprias bandas.
“Desejamos aumentar ainda mais a segurança dos desfiles e diminuir os impactos no trânsito da Cidade”, declarou chefe do Departamento de Eventos da Setur, Wellington Lima.
Este ano, o Carnabanda reuniu 55 bandas, levando para ruas da Cidade mais de 200 mil foliões.
Recadastramento
Até sexta (22), acontece o recadastramento das bandas, visando os desfiles do próximo ano.
A retirada das fichas deve ser feita na Setur (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Estação do Valongo, Centro Histórico), em horário comercial.
O responsável pela banda deve apresentar documentos – originais e cópias – de identificação.
São eles: cédula de identidade e CPF) e de residência atual (conta de luz, água ou similares).
O Departamento de Eventos encaminhará requerimento à CET-Santos, que terá o prazo de 48 horas para análise do itinerário pretendido.
Responsabilidades
Caberá ao responsável pela banda a contratação de corpo de segurança em número equivalente a, no mínimo, 1% dos foliões estimados para a saída e evolução do bloco.
O serviço deverá ser realizado por empresa especializada.
Cada banda poderá evoluir por, no máximo, 90 minutos, precedidos de 30 minutos de concentração.
Não será permitido, durante o desfile, o acompanhamento de veículos não autorizados pela CET-Santos ou para a distribuição de bebidas.
O regulamento completo pode ser conferido no decreto 7.950, publicado na edição do Diário Oficial de Santos de quinta-feira (14) . (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/inicio/download/2017-12-14