O cartunista, ilustrador e professor Osvaldo DaCostalança neste domingo, dia 24, a partir das 15 horas, o livro O Berro da Ovelha Negra (Ateliê de Palavras). O lançamento acontece na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.
Embora tenha vencido salões de humor dentro e fora do país, DaCosta publica um livro pela primeira vez. A obra é fruto da dissertação de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e conta a trajetória do jornal Ovelha Negra, publicado em São Paulo na metade da década de 70. O livro é o resultado de cinco anos de pesquisas sobre o assunto.
O Ovelha Negra foi uma publicação de resistência à ditadura militar e que privilegiava o trabalho de cartunistas e ilustradores. Ícone da imprensa nanica e alvo da censura, o jornal deixou de existir após oito edições.
O Ovelha Negra abordava diversas temáticas, como economia, política e crítica social. O jornal publicou cartunistas como Paulo Caruso, Nani, Reinaldo (Casseta& Planeta), entre outros nomes. A primeira edição saiu com cem cartuns.
Veja o vídeo da BoqnewsTV feito na época da campanha de financiamento coletivo do livro: