Cartunista lança livro sobre imprensa alternativa | Boqnews
Foto: Divulgação

Literatura

20 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Cartunista lança livro sobre imprensa alternativa

O lançamento acontece neste domingo, dia 24, a partir das 15 horas na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O cartunista, ilustrador e professor Osvaldo DaCostalança neste domingo, dia 24, a partir das 15 horas, o livro O Berro da Ovelha Negra (Ateliê de Palavras). O lançamento acontece na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Embora tenha vencido salões de humor dentro e fora do país, DaCosta publica um livro pela primeira vez. A obra é fruto da dissertação de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e conta a trajetória do jornal Ovelha Negra, publicado em São Paulo na metade da década de 70. O livro é o resultado de cinco anos de pesquisas sobre o assunto.

O Ovelha Negra foi uma publicação de resistência à ditadura militar e que privilegiava o trabalho de cartunistas e ilustradores. Ícone da imprensa nanica e alvo da censura, o jornal deixou de existir após oito edições.

O Ovelha Negra abordava diversas temáticas, como economia, política e crítica social. O jornal publicou cartunistas como Paulo Caruso, Nani, Reinaldo (Casseta& Planeta), entre outros nomes. A primeira edição saiu com cem cartuns.

Veja o vídeo da BoqnewsTV feito na época da campanha de financiamento coletivo do livro:

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.