Ceia elaborada | Boqnews

ETC

04 DE DEZEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Ceia elaborada

Lindas mesas de jantar, decoradas e com a família reunida. Quando imaginamos uma ceia de final de ano, esse quadro logo vem à mente. A variedade de pratos e o cuidado com que eles são preparados tornam essas refeições ainda mais especiais.“Apesar do visual diferenciado, oferecer um belo jantar à família não significa passar o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lindas mesas de jantar, decoradas e com a família reunida. Quando imaginamos uma ceia de final de ano, esse quadro logo vem à mente. A variedade de pratos e o cuidado com que eles são preparados tornam essas refeições ainda mais especiais.“Apesar do visual diferenciado, oferecer um belo jantar à família não significa passar o dia inteiro na cozinha. A praticidade que alguns pratos oferecerem permite a variedade de opções sem que o divertimento seja deixado de lado.

Jantar
A nova ideia gastronômica para a entrada são os fingers food, pequenas porções de comida servidas em louças diferenciadas.  Para os que gostam de variedade na hora do jantar, eles são opções ideais. “Uma ideia é fazer bobó de camarão, escondidinho ou bacalhau. Como são servidos em pouca quantidade, substituem muito bem as tracionais entradas”, diz a culinarista Lúcia Guedes.







Os fingers foods são as novas opções de entrada para o jantar
Os fingers foods são as novas opções de entrada para o jantar


As saladas também podem acompanhar os fingers foods. Seguindo a proposta do jantar, ela ganha ar diferenciado, com vários tipos de folhas e ingredientes de acordo com o gosto da família. “Pode-se usar frutas, kani kama, camarão e até nozes e castanhas”, diz.

Na hora do preparo do prato especial, a tradição ainda fala mais alto. Tender, chester, pernil, peru e lombo seguem em alta pois são preparados sempre nessa época do ano. “As pessoas procuram essas opções porque têm ar de Natal e Ano Novo”, comenta.

A primeira recomendação para os cozinheiros de primeira viagem é que esses pratos não podem ser levados ao microondas, pois precisam de um longo período para assar. “Alguns não têm paciência e tentam essa opção mais rápida. Mas não dá certo”, afirma.

Segundo a culinarista, o tender, chester ou perú devem ser temperados um dia antes de serem servidos e assados no mesmo dia. Dentre os temperos sugeridos estão o vinho, o molho de mostarda, de ervas e de camarão. “Para economizar tempo, pode-se assar pela manhã, mesmo se ele só for servido a noite. Na hora do jantar é só esquentar no forno”, indica Lúcia. Para os que preferem pratos mais leves, o salmão é uma boa escolha. Ele deve ser assado inteiro, com a pele, e temperado de acordo com o gosto individual.  “A pele só deve ser retirada na hora de comer porque é ela que segura o peixe na hora de assar. Caso contrário, ele parte”, explica.

Doces
As sobremesas sempre são o carro chefe da ceia. Assim como na refeição, todos aguardam doces diferenciados e especiais como a data que está sendo comemorada. Além do gosto elas podem servir como decoração da mesa da ceia, que sempre ganha um toque de festa.

Devido as temperaturas elevadas durante a época do Natal e Ano Novo, os investimentos podem ser nas sobremesas geladas, que estão em alta nessa temporada. “ As mousses são a grande pedida da estação. Como podem ganhar vários sabores e decoração, são deliciosas e enfeitam a mesa da ceia pois podem ser servidas em louças individual e sofisticadas”, diz a chocolateir Cristina Campos de Sousa.

Outra vantagem que a mousse oferece, segundo a profissional, é o baixo custo dessas receitas e a facilidade do preparo. “Pode-se variar uma mousse mista, com a de chocolate e maracujá, por exemplo. Eles também podem acompanhar outras sobremesas”, indica.

Outro prato doce que está em alta são os panetones tradicionais e de chocolate que levam recheios. Servido com sorvete eles são opções práticas para os que não querem passar muito tempo na cozinha e também fáceis de fazer (veja receita no quadro). “É uma opção de geração de renda e também de presentear os amigos”, indica. “O panetone recheado de trufa ou mousse é uma sobremesa que não tem faltado nas mesas de ceia, afinal, só temos o panetone nessa época do ano. Também consideramos uma sobremesa típica”, complementa.

Assim como os pratos tradicionais de natal, algumas sobremesas também têm o espaço garantido à mesa. É o famoso pudim de leite e o manjar branco, que acompanha as outras opções de doces. “Todas as famílias gostam de preparar esses pratos. Ainda é bem consumido nessa época do ano”, afirma.

Já os bolos mais elaborados, com muito recheio e coberturas de glacê e foundados, perderam espaço para as sobremesas mais leves. “Eles são pesados para esse época do ano”, finaliza.

Para os que não dispensam os doces naturais, como as frutas por exemplo, elas podem ser servidas com sorvete, chantili e serem finalizadas com castanhas.



Mesa alinhada


A decoração da mesa durante as comemorações de final de ano recebe sempre uma atenção especial dos anfitriões da casa. Os detalhes são importantes para dar o toque pessoal na decoração e também para finalizá-la.

As velas e castiçais, por exemplo, estão em alta e dão à produção um ar sofisticado. Evite os castiçais altos para não tapar a vista entre os convidados. Escolha velas inodoras de acordo com a cor da toalha e da decoração. Os castiçais também podem ser substituídos por conjunto de velas atadas com uma fita vermelha ou dourada.



As taças também compõe o visual, já que se trata de um momento de festa.  Caso a mesa tenha muitos elementos decorativos, dê preferências às taças simples e incolores. Caso a mesa esteja simples, utilize as trabalhadas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.