Cine Roxy: Cinema de rua em Santos completa 89 anos | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Cultura

15 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Cine Roxy: Cinema de rua em Santos completa 89 anos

Um dos cinemas de rua em atividade, no mesmo endereço, mais antigos do Brasil, se destaca no litoral paulista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando exibiu pela primeira vez o clássico Cântico dos Cânticos (The Song of Songs, 1933, de Rouben Mamoulian e estrelado por Marlene Dietrich), em 15 de março de 1934, provavelmente o empresário Antonio Campos, que já possuía outros cinemas na cidade, não imaginou que estava iniciando uma jornada diferente, que viraria o século e chegaria aos dias presentes.

Seu filho, Francisco Campos, deu continuidade ao legado, mantido por Antonio Campos Neto, o Toninho Campos.

Dessa forma, o Cine Roxy, acompanhou as transformações da indústria, se atualizou sem perder seu charme e sua essência.

Além disso, viu a chegada da televisão, do VHS, do DVD, do blu-ray, da pirataria e do streaming. E seguiu firme e forte, como principal opção dos santistas. Quando os cinemas multiplexes chegaram ao Brasil, transformou sua longa sala de 1440 lugares em cinco salas.

História

Sendo assim, inicialmente, o cinema comportava mais de 3 mil pessoas. Nesta época o Roxy já encantava o público santista por apresentar uma infraestrutura aos moldes das grandes salas dos EUA, incluindo o moderníssimo ar-condicionado.

Todavia, na segunda metade da década de 1950, passou por grandes reforma e modernização, finalizada em outubro de 1957. Reabriu para exibir Ilha dos Trópicos, dirigido por Robert Rossen e estrelado por James Mason e Joan Fontaine.

Totalmente remodelado, passou a contar com 1500 confortáveis poltronas instaladas em sala devidamente inclinada e uma das maiores do país.

O tratamento acústico da sala recebeu revestimento de Eucatex e som estereofônico com quatro faixas magnéticas.

Contudo, na virada dos anos 1990 para os 2000, chegaram as salas de cinema em shoppings, menores do que o costume, no sistema multiplex.

O Roxy não ficou atrás e a partir de 2003 passou a contar com cinco salas no tradicional endereço da Avenida Ana Costa, 443, o mesmo de sua fundação.

Ademais, uma curiosidade: nessas décadas, o filme que ficou mais tempo em cartaz foi Ghost: do Outro Lado da Vida.

Portanto, exibido durante quase um ano e meio entre o Roxy e o Cine Indaiá, quando este último foi dirigido por Toninho Campos.

Desse modo, o Roxy acompanha os principais lançamentos, desde os blockbusters até filmes premiados e independentes, bem como espetáculos musicais e competições esportivas. Colabora no fomento cultural e artístico, através de parcerias com festivais, projetos, produtores culturais, cineastas e artistas.

Por isso, costuma ser a escolha das distribuidoras e produtoras para as avant-premières em Santos, cujos resultados superam ou igualam aquelas feitas em capitais. E não deixa de incentivar a produção local, cedendo espaço para estreias de trabalhos realizados na Baixada.

Trabalho

A cada estreia, o Roxy coloca em prática um forte trabalho de divulgação na mídia regional, mediante ações de marketing e assessoria de imprensa, para disseminar informações dos filmes que serão lançados. Após o debute do longa, segue-se um trabalho que visa mantê-lo na lembrança do público. “Nós temos prazer pelo que fazemos. Não jogamos simplesmente o filme na programação. Nós o lançamos, informamos o público”, ressalta Toninho.

Atores como Alexandre Borges, Alessandra Negrini, Milhem Cortaz, Emílio Orciollo Netto, Suzana Pires, Leandra Leal, Flávia Alessandra, Cleo Pires, Fiuk, Ícaro Silva, Paulo Betti, Leandro Hassum, o youtuber Christian Figueiredo, o humorista Danilo Gentilli, os elencos mirins de Detetives do Prédio Azul, Meus 15 Anos, Carrossel, de Turma da Mônica: Laços, a banda Titãs, o Rei Pelé, o cantor Chorão, entre muitos outros artistas e profissionais de destaque, lançaram seus respectivos filmes no Cine Roxy.

Dessa forma, durante todos os anos, o Cine Roxy abre espaço para lançamentos de produções locais, de curtas, médias e longas-metragens. Foi sede e recebe festivais e mostra de cinema locais e de âmbito nacional. Importante relembrarmos alguns exemplos e ocasiões.

Além disso, no âmbito do social, por sinal, o Cine Roxy realiza intenso trabalho. Recebe turmas de escolas públicas, creches, ONGs, casas de repouso e projetos de inclusão, que podem curtir o cinema gratuitamente, como também realiza sessões arrecadando fundos e mantimentos em prol dessas entidades. A lembrar:  além do Querô, Instituto Arte no Dique (que também lançou documentários no Roxy), Associação Projeto Tamtam, Ação do Coração, Projeto Tia Egle, Grupo Amigo do Lar Pobre (Galp), Instituto Neo Mama, Casa Vó Benedita, Igreja Senhor dos Passos, ACAUSA, Asfar, Rotary, Instituto Neymar, e muito mais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.