Comemoração do Dia de Portugal será neste domingo (11) | Boqnews
Divulgação

Tradição

10 DE JUNHO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Comemoração do Dia de Portugal será neste domingo (11)

Oitava edição da festa portuguesa ocorrerá no Largo Marquês de Monte Alegre, das 9 às 18 horas, no Centro Histórico de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dia repleto de sons, cheiros, cores e tradições. Assim pode ser descrito o Dia de Portugal, que será realizado neste domingo (11). O evento está em sua oitava edição e já se consolidou como a maior festa da comunidade portuguesa na região, atraindo milhares de pessoas todos os anos.


A festa será no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico de Santos, das 9 às 18 horas. Haverá apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos, além de artesanato, comidas típicas, os tradicionais e deliciosos doces portugueses e sorteios de brindes.

O evento, que é voltado para a comunidade portuguesa e os moradores da região, costuma atrair de três mil a cinco mil pessoas a cada edição. Famílias inteiras tingem de verde e vermelho o Centro Histórico da Cidade, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé.

A programação cultural terá 13 apresentações.

Fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos ligados à Portugal levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Uma oportunidade para portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana.

Mais do que uma ótima opção de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, o Dia de Portugal visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista.

A fim de movimentar ainda mais o Centro Histórico e contribuir com a festa, restaurantes do entorno estarão abertos, servindo pratos típicos da culinária portuguesa.

Artesanato e comida

Durante todo o dia, quem quiser conhecer um pouco mais da cultura lusitana poderá visitar as tendas com artesanatos. Como nas edições anteriores, também estarão lá os famosos trabalhos manuais das Bordadeiras do Morro São Bento, que perpetuam em Santos a arte secular da Ilha da Madeira.

Sucesso de crítica e público, os tradicionais pratos típicos da culinária portuguesa também estarão à venda. Quem comprar, além de se deliciar com receitas doces e salgadas, ainda estará ajudando a Escola Portuguesa, que atende crianças carentes, e que receberá a renda obtida durante a festa.

Aqueles que quiserem guardar uma lembrança do evento também poderão comprar camisetas, canecas e chaveiros com a logomarca do Dia de Portugal.

E, como sempre, para que todos entrem no clima da festa e a colaborem para a deixar ainda mais bonita, os organizadores sugerem ao público que vá vestido com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.

Apresentações

A programação terá início às 9 horas, com missa no Santuário Santo Antônio do Valongo. Às 10 horas, haverá apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português, seguida pela solenidade de abertura, às 10h30, com autoridades locais e representantes de entidades da comunidade portuguesa.

As apresentações musicais terão início em seguida, às 11 horas, e seguirão até as 18 horas. Os primeiros a subirem ao palco serão os integrantes do Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore, seguido pelo Vira Livre, Rancho Folclórico Verde Gaio, Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa, Grupo Fado por Acaso.

E ainda: Grupo Folclórico Cruz de Malta, Andreza Mariano e Banda, Rancho Folclórico Típico Madeirense, Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, Marly Gonçalves e os músicos Ricardo e Renato Araújo, Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Banda Filhos da Tradição, Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra e encerrando com o Vira Livre – músicas tradicionais portuguesas para dançar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.