Como a literatura continua a influenciar campos variados da sociedade | Boqnews

ETC

21 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Como a literatura continua a influenciar campos variados da sociedade

A literatura é um dos legados deixados pelo aprimoramento da linguagem por meio da escrita.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Alguns historiadores consideram que a passagem do homem primitivo para um estado de civilização teve como marco a invenção da escrita.

É por meio dela que os conhecimentos obtidos por um grupo de pessoas pode ser passado a novas gerações.

Além de seu caráter perpetuador de informações, algumas bastante relevantes para o desenvolvimento do homem como protagonista de sua própria vida, a literatura é um dos legados deixados pelo aprimoramento da linguagem por meio da escrita.

Muito mais do que elementos recreativos para os amantes de produções literárias, os livros desse gênero ainda demonstram forte influência sobre a vida que se leva nos dias atuais.

A construção de vocabulários

Quando se pensa em leitura, sobretudo de clássicos, um dos ganhos verificados é o enriquecimento do vocabulário do leitor, principalmente para os mais contumazes.

É fato que algumas obras literárias são de tempos antigos, contando com palavras ou expressões rebuscadas, mas isso suscita a curiosidade de quem lê quanto à compreensão do que está ali expresso.

De qualquer modo, verifica-se um aprendizado neste processo.

 

O papel da literatura em vários âmbitos:

Mais do que a capacidade de ensino, a literatura tem funções, por vezes indiretas, tamanha o seu alcance em relação ao cotidiano. Abaixo estão algumas de suas outras funcionalidades:

 

• Influencia e retrata percepções de mundo:

Trata-se de um clichê dizer que a leitura faz com que o leitor consiga viajar sem sair do lugar. Isso, contudo, se mostra cada vez mais como algo verdadeiro, uma vez que a pessoa leitora pode entrar em contato com informações acerca de épocas remotas, outros países, bem como outras culturas. Dessa maneira, é inegável que os livros de literatura tenham o poder de promover novas maneiras de se conceber a realidade.

 

• É fonte de inspiração para outras criações:

Um dos mercados que mais utilizam inspirações literárias é o cinematográfico. Isso é facilmente perceptível quando um determinado livro é adaptado para que vire filme.

Mas há outros modos, estes mais sutis, de se contar com a literatura como fonte inspiradora: o desenvolvimento de jogos online é um deles.

Neste caso, elementos épicos são um dos mais utilizados.

 

• Pode gerar aprendizados por meio de seu caráter lúdico:

Não é incomum que a literatura fascine também as crianças.

Para que isso aconteça, é fundamental que exista estímulo em relação à leitura.

A boa notícia é que há versões de relevantes obras literárias em formato digital.

Essa interação suscitada pela tecnologia pode ser ainda mais agradável para os pequenos.

 

• Está relacionada com o campo das artes plásticas:

Algumas artistas já utilizaram o contexto literário para criação de suas obras. Isso continua a acontecer nos dias atuais.

É fato que a literatura, assim como a própria arte, possui um caráter dinâmico, mas isso não impede que percebam-se digressões temporais em quadros com elevado valor artístico, por exemplo.

Esse tipo de emprego de elementos literários costuma indicar que muitas formas de se pensar podem apresentar uma relação mais estreita do que se imagina.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.