Como o autoconhecimento influencia na carreira profissional? | Boqnews
Divulgação

Sucesso

05 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Como o autoconhecimento influencia na carreira profissional?

Conhecer seus pontos negativos e positivos é fundamental para entender como agir até mesmo no ambiente de trabalho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O autoconhecimento é uma das maiores chaves para o sucesso, seja nos seus relacionamentos afetivos, na sua relação consigo mesmo ou no trabalho.

Isso porque se conhecer em profundidade faz com que você acesse as suas competências humanas, seus defeitos e até aquilo que precisa ser mudado.

Afinal de contas, para melhorar como ser humano é preciso, antes de mais nada, saber quem você é.

Por isso mesmo, o autoconhecimento é fundamental, inclusive para quem deseja ter uma carreira consolidada no mercado de trabalho, e, principalmente, está sempre buscando melhorar um pouco mais.

 

Um pouco mais sobre autoconhecimento

Conhecer-se em profundidade: essa seria uma boa definição para o chamado autoconhecimento, termo que trata da nossa relação com nós mesmos de uma maneira mais intensa e cuidadosa.

Autoconhecer-se significa conseguir enxergar quais são os seus defeitos e qualidades, quais são seus pontos fortes e fracos.

E, mais que isso, saber quais são as maneiras mais eficazes para se utilizar disso da melhor forma possível.

Conseguir se conhecer melhor permite saber como agir ou reagir a determinadas situações.

Seja em relação a coisas do dia a dia, como uma briga ou escolha de um determinado produto, seja na realização de um trabalho importante.

Para conseguir alcançar esse autoconhecimento é preciso, antes de mais nada, que a pessoa esteja disposta a essa imersão para dentro de si.

Isso porque o autoconhecimento pode aflorar tanto sentimentos positivos quanto negativos.

Autoconhecimento na prática

Existem diferentes formas de se buscar aperfeiçoar esse autoconhecimento.

Desde a leitura de livros ou a participação em palestras sobre o assunto, até formas de imersão mais profunda, como psicoterapia e cursos, tudo é válido.

O mais importante aqui é que se escolha o método mais adequado.

 

Psicoterapia

Para além do tratamento de transtornos emocionais, a psicoterapia é tida, dentro da psicologia, como uma das melhores formas de se alcançar um maior autoconhecimento.

Isso porque, por meio dela, é possível que se reflitam mais sobre diversos assuntos que integram a vida de alguém.

É uma possibilidade de se entender melhor, bem como dar sentido a determinados comportamentos e, consequentemente, alterá-los quando for necessário.

 

Livros

Atualmente, há um leque muito grande de livros voltados para a temática do autoconhecimento.

Essa é uma das opções para quem não tem tanto tempo ou dinheiro para procurar ajuda profissional, mas não quer abrir mão de se melhorar como pessoa.

Cursos especializados

Há vários tipos de cursos e palestras voltados ao autoconhecimento.

Além da reflexão proporcionada, essas atividades acabam sendo verdadeiras experiências imersivas e, além disso, podem servir como um início bem interessante para esse processo de imersão do autoconhecimento.

 

Autoconhecimento Profissional

O autoconhecimento também se estende para o campo profissional na medida em que, se você se conhece de verdade, vai conseguir enxergar com mais clareza seus pontos positivos e negativos, bem como aplicar o melhor de si na sua atividade.

Dessa forma, é possível ver quais as habilidades e competências que podem ajudar, por exemplo, na solução de algum problema.

O autoconhecimento também oferece mais segurança na tomada de decisão, bem como facilita os possíveis diálogos com os colegas de trabalho, além de aumentar os seus resultados na empresa.

Para utilizar melhor do autoconhecimento no âmbito profissional, é preciso ter bastante clareza dos seus pontos fracos e fortes.

Enquanto os pontos fracos devem ser trabalhados para melhorarem, os fortes devem ficar à vista para que as empresas possam reconhecê-los.

É possível ainda aperfeiçoar suas qualidades, por meio da reflexão sobre suas atitudes e reações em relação às suas atividades de trabalho.

Perguntar-se, por exemplo, como você reagiria em determinadas situações, ou ainda, quais são seus medos e limitações são algumas das diversas possibilidades.

Dessa forma, você vai poder, além de se conhecer melhor, utilizar desse autoconhecimento para o seu próprio desenvolvimento profissional.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.