Você sabe como surgiu a previsão do tempo no rádio e TV no Brasil? | Boqnews
11 de junho de 2021

Você sabe como surgiu a previsão do tempo no rádio e TV no Brasil?

Programa contou com a presença dos jornalistas Celso Vernizzi e Luiz Lombardi. Reprodução

 

Falar em previsão do tempo é associar à família Vernizzi.

Inicialmente, com Narciso, o Homem do Tempo, slogan que ficou conhecido no rádio paulista e nacional desde os anos 60, e depois pelo seu filho, Celso, também jornalista.

E, assim, conhecer um pouco da história como surgiu a previsão do tempo nos meios de comunicação no Brasil passa obrigatoriamente por eles.

Dessa forma, uma verdadeira aula sobre previsão do tempo foi ensinada por Celso Vernizzi, que mantém o slogan usado pelo seu pai ao longo de décadas, agora nas redes sociais e emissoras de rádio pelo interior, além de presença diária no programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias.

Ele participou do programa da última quinta (10), que teve também a participação do jornalista Luiz Lombardi, que durante anos foi assessor de imprensa do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Conforme Vernizzi, tudo começou em 1963, quando o empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, proprietário da Rádio Panamericana (Jovem Pan)/TV Record, filho do empresário Paulo Machado de Carvalho, chamou Narciso para propor-lhe mudanças na programação da emissora, com a introdução da prestação de serviços no rádio, iniciando pela previsão do tempo.

Prestação de serviços

“À época, o rádio era mais esportivo, musical e com radionovelas. Tinha pouca prestação de serviços”, lembra Vernizzi.

Assim, o primeiro passo determinado pelo empresário foi a introdução da previsão do tempo na emissora, missão a qual Narciso foi incumbido em razão da sua criatividade.

“Ele (Tuta) falou para meu pai: ‘tempo era alguma coisa que não existe. Então, você vai tratar disso no rádio’ “, relembra.

“Na ocasião, a previsão era voltada apenas à área rural. Nada havia para a população das cidades”, recorda.

Assim, Narciso foi em busca de informações junto à FAB – Força Aérea Brasileira, cujo Departamento de Meteorologia tinha os melhores recursos para proteção aos aviões.

“Ele foi buscar informações junto aos oficiais para ver como se faziam as cartas sinóticas”diz. Trata-se de  uma representação gráfica do campo de pressão atmosférica à superfície.

E assim, ele começou a interpretar aqueles desenhos estranhos para os leigos, mas de alto poder de informação para o cotidiano das pessoas – seja no campo, seja nas cidades.

Na caneta

“Era tudo na base da caneta. De hora em hora, os aeroportos espalhados pelo País divulgavam os metares (Meteorological Aerodrome Report – informe meteorólogico regular de aeródromo)”, lembra.

O metar é um informe codificado, associado às observações meterológicas e utilizado para fornecer informações sobre as condições do tempo, como vento, pressão atmosférica, temperatura, em um aeródromo.

Assim, por meio destas informações era possível interpretar as condições e alterações climáticas, o que acabou transformando o sobrenome Vernizzi em sinônimo de credibilidade em previsão do tempo, a ponto de fazer jus ao slogan O Homem do Tempo até hoje.

 

Outros temas

O programa, apresentado pelo jornalista Francisco La Scala, também abordou temas como Covid, CPI, desenvolvimento regional, em especial no litoral sul.

Confira o programa completo

https://www.youtube.com/watch?v=14aY5u6gbos&t=2331s

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.