Confira a programação da Semana do Brincar | Boqnews
Raimundo Rosa/ PMS

Infância

23 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Confira a programação da Semana do Brincar

Semana municipal tem diversas atrações gratuitas para as crianças se divertirem

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dia 24 – terça

Imaginação Criadora No Brincar
O que é o imaginar? Como brinquedos, brincadeiras e matérias primas dialogam com a energia criadora nas crianças? Até onde alcança a imaginação e a força do corpo, do psiquismo, do ser das crianças? Com Gandhy Aires, artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais.
Agendamento de grupos pelo email [email protected]
09h – Teatro do Sesc.

O brincar que encanta o lugar, com Bia Goulart
Encontro de ideias sobre a relação entre espaços e lugares brincantes e o direito ao brincar. Com Beatriz Goulart, arquiteta e urbanista. – Centro Social MARISTA Lar Feliz.
Agendamento de grupos pelo email [email protected]
15h – Teatro do Sesc.

Audiência Pública: “Pelo Direito ao Brincar”
Um momento de reflexão e proposição sobre a responsabilidade do poder público, pais, educadores e comunidade em geral, em garantir tempo e espaços de qualidade para as crianças brincarem, com Mauricio Zomignani e Flavia C. Rios – Fórum da Cidadania.
18h – Auditório da Câmara Municipal de Santos.

Sessão VIDEOCAMP – “O começo da vida”
Filme que reúne relatos de pais e profissionais da saúde e educação sobre o desenvolvimento das crianças na primeira infância, sob o viés acadêmico, emocional e perceptivo. Após o filme, haverá batepapo.
Agendamento de grupos pelo email [email protected]
19h30 – Teatro do Sesc.

Jogos exploratórios
O adulto oferta os materiais e define o propósito de exploração e experiência através do brincar, com os educadores da SEDUC.
9h, 14h e 20h – Todas as UMES de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

(En)Cantos de brincar
Instalação lúdica, para estimular a imaginação e o brincar com atividades propostas pelos educadores ou brincadeiras livres, de acordo com a sua imaginação.
10h às 18h30 – Vários espaços do Sesc.

Brincando de fazer
Venha construir seu brinquedo ou hackear e reapropriar brinquedos velhos, com fabricação digital, manufatura extrema, componentes eletrônicos, computadores e impressora 3D, com educadores do ETA
18h às 22h – Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc.

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha.
08h às 21h – sesc

Dia 25 – quarta

O dia todo no Centro Social MARISTA Lar Feliz
Circuito com pneus, colchões e bambolês confecção de bolinha pula-pula, partilha de brinquedos trazidos de casa e brincadeiras cantadas com as famílias.
7h15 às 17h30 – Centro social MARISTA lar feliz.

Resgate de brincadeiras tradicionais / Jogos estruturados
Quantas brincadeiras foram deixadas de lado pela falta de um quintal em casa? Um convite aos pais para dedicar um tempo para brincar com suas crianças e contar como era na infância deles. SEDUC/SANTOS.
8h e 16h – Todas as UMES de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Visita noturna “A importância da infância”
Visita Noturna para famílias inscritas conhecerem hábitos noturnos de alguns animais e gincana com brincadeiras entre as gerações, com a equipe de Educação Ambiental do Orquidário / SEMAM
Inscrições prévias pelo tel. 3225-1353, vagas limitadas.
19h às 21h – Orquidário Municipal de Santos.

Brincando de fazer
Venha construir seu brinquedo ou hackear e reapropriar brinquedos velhos, com fabricação digital, manufatura extrema, componentes eletrônicos, computadores e impressora 3D, com educadores do ETA
Sesc. 18h às 22h – Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc

(En)Cantos de brincar
Instalação lúdica, para estimular a imaginação e o brincar com atividades propostas pelos educadores ou brincadeiras livres, de acordo com a sua imaginação, com educadores do Sesc.
10h às 18h30 – Vários espaços do Sesc.

Dia de adulto brincar
Um convite aos adultos de todas as idades a experimentar a potencialidades de alteração da sua relação com o espaço através do brincar. Aberto a agendamento de alunos de EJA e outros grupos interessados.
Inscrições pelo email [email protected] – Sesc 19h às 22h. – Vários espaços do Sesc.

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha – Sesc.
08h às 20h – Sesc

Dia 26 – Quinta

Expedição Ilha
Brincadeiras com descobertas na Ilha Diana destinadas à apresentar as possibilidades de brincadeiras tradicionais ao ar livre, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC
9h às 12h –– núcleo Escola Total – Ilha Diana, Área Continental

Desafio no Monte Cabrão
Circuito de jogos de oposição com o desafio de participar de várias atividades em sequência, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC
14h às 17h – Rua Principal, snº – Monte Cabrão, Área Continental

Gincana do Caruara
Estações com diversas pistas em que é necessário participar de brincadeiras desafiadoras para passar para a próxima estação, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC
14h às 17h – R. Andrade Soares, 809 – Verde – Caruara, Área Continental

CooperAção na Zona Noroeste
Jogos Cooperativos, possibilitando uma nova forma de jogar e interagir, com educadores da PITY Eventos e do Programa Escola Total – SEDUC 8h30 às 11h30 – Av. Afonso Schimidth, s/nº -Centro Cultural da Zona Noroeste (Sambódromo)

Brincadeiras no Morro do São Bento
Muitas brincadeiras e jogos cooperativos, possibilitando uma nova forma de jogar e interagir, com educadores da PITY Eventos e do Programa Escola Total – SEDUC / subprefeitura dos Morros de Santos
14h às 17h – Centro Cultural e Esportivo do Morro do São Bento

Brincando na Lagoa
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços da lagoa, estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha – Sesc / subprefeitura dos Morros de Santos 9h às 12h – Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra

Café Conserto de Brinquedos
No Café Conserto os participantes encontrarão ferramentas e materiais para ajudá-los a fazer todos os reparos necessários em brinquedos e também vai encontrar especialistas em seus consertos, com os consertadores da ANDES
10h às 16h – Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra.

(En)Cantos de brincar
Instalação lúdica, para estimular a imaginação e o brincar com atividades propostas pelos educadores ou brincadeiras livres, de acordo com a sua imaginação, com educadores o Sesc
10 às 20:30h – Vários espaços do Sesc.

Cara de Quintal, com Cia Zin
Intervenção-instalação performática na qual os artistas constroem, de forma lúdica, um quintal como um palco de vivências sensoriais.
17h30 –Toca do Sesc

Brincando de fazer
Venha construir seu brinquedo ou hackear e reapropriar brinquedos velhos, com fabricação digital, manufatura extrema, componentes eletrônicos, computadores e impressora 3D, com educadores do ETA – Sesc. 14h às 18h – Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha – Sesc. 10h às 18h – sesc

Dia 27 – sexta

(En)Cantos de brincar
Instalação lúdica, para estimular a imaginação e o brincar com atividades propostas pelos educadores ou brincadeiras livres, de acordo com a sua imaginação – Sesc 10 às 20:30h – Vários espaços do Sesc.

Jam de dança para crianças
Tomando a dança como uma grande brincadeira e o corpo como nosso brinquedo, experimentarão várias possibilidades de movimento, com Cia. Meu corpo meu brinquedo. – Sesc 17h30 – comedoria do Sesc

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha – Sesc. 10h às 20h – sesc

Dia 28 – sábado “Dia Mundial do Brincar”

Bonde brincar Passeio de bonde com uma contadora de história divertindo o público com histórias lúdicas pelas ruas do centro histórico. – SETUR. 11h às 13h30 – Partindo da Estação do Valongo.

Praça de Brincar
Estações com diversas brincadeiras especialmente preparadas pelos alunos da FEFIS-UNIMES e educadores da SEMES. 11h às 13h30 – Estação do Valongo em frente ao Museu Pelé.

Dança Circular
Roda de danças tradicionais e contemporâneas de vários povos de diferentes países, realizada de mãos dadas visando o contato, a integração e o cuidado com o bem estar de todos, com educadores do Projeto Cirandança do Deforpec – SECULT 11h às 13h30 – Estação do Valongo em frente do Museu Pelé.

Brincando no Mercado
Estações de brincadeiras de rua Inter geracionais (pega-pega, amarelinha, pião, bola de gude), oficinas de confecção de pipa e outros brinquedos. Com educadores do Sesc e do Centro Social MARISTA Lar Feliz 14h às 17h – Praça Iguatemy Martins – Mercado Municipal.

Jambuzinha
Espaço de convivência social e entretenimento para toda família, com discotecagem dos Dj´s do coletivo, bolhas de sabão gigantes, tintas não tóxicas e artes gráficas para colorir, com os Piratas do Maxixe. 14h às 17h – Praça Iguatemy Martins – Mercado Municipal.

Conserto de brinquedos
Encontro livre para conserto de brinquedos em grupo, trazidos pelos moradores, que poderiam começar um novo ciclo de vida depois de um simples conserto, com os consertadores do ANDES. 13h às 17h – Praça Iguatemy Martins – Mercado Municipal.

Navegando no Imaginário
Contação de histórias/lendas/fábulas do folclore e imaginário popular brasileiro, ligadas as águas, durante o percurso das catraias, barcos de transporte de passageiros de Santos, com Cleber Fabiano da Silva. 14h às 17h – Praça Iguatemy Martins – Mercado Municipal.

(En)canto das águas
Brincadeiras embaladas por contos e canções encantadas no reino das águas claras, para crianças acompanhadas dos pais e/ou responsáveis, mediante apresentação do cartão de matrícula do Sesc e exame médico atualizado, com educadores do Sesc. 10h30 às 11h30 – Parque Aquático do Sesc.

(En)Cantos de brincar
Instalação lúdica, para estimular a imaginação e o brincar com atividades propostas pelos educadores ou brincadeiras livres, de acordo com a sua imaginação, com educadores do Sesc. 10h às 18h30 – Vários espaços do Sesc.

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços estimulando a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares, com a Cia. Quintal Maravilha – Sesc. 10h às 18h – sesc

ZINGARELLA – Contos Ciganos
Contação de histórias e músicas do povo cigano, que espalhou sua alegria e brincar para diversos lugares por onde passou, com Cris Miguel. – Sesc 18h – foyer do Sesc.

Aquacine e Painel de Exposição
Os visitantes encontrarão no Aquário, uma Exposição relembrando brincadeiras de infância pré- tecnológica e apresentação de Vídeos sobre brincadeiras infantis no auditório, com educadores ambientais do Aquário de Santos – SEMAM 9h às 19h30 – Aquário de Santos. Entrada no Aquário Municipal: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia), grátis (crianças até 12 anos e adultos a partir de 60 anos).

Orquidário é pra Brincar
Os visitantes poderão assistir ao vídeo feito com depoimentos de frequentadores do Orquidário a partir da pergunta: Do que você gostava de brincar? Brincar de pé de lata, elástico, cinco marias, amarelinha e outras brincadeiras populares brasileiras, conhecendo a região e origem de cada uma delas. No recanto do trovador encontrarão folhas secas, pedras, galhos, sementes entre outros para brincar de forma livre e podão tentar reproduzir em voz alta, os Mobiles de trava-línguas. Com educadores ambientais do Orquidário – SEMAM Entrada no Orquidário Municipal: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia), grátis (crianças até 12 anos e adultos a partir de 60 anos).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.