Uma série de atividades marcam as comemorações alusivas à padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat. Nos dias 7 e 8 de setembro, haverá quermesse nos fundos do Santuário a partir das 20hs, com shows e praça de alimentação. Assim como até 8 de setembro, haverá venda de artigos religiosos e praça de alimentação ao lado da Catedral. Confira abaixo a programação:
3 de setembro
5º Dia da Novena. Tema: Maria é fiel ao projeto de Deus
14h- Celebração Mariana- Escola Liceu Santista
16h- Santa Missa- Pe. Francisco James da Silva
18h30- Novena
19h- Santa Missa: 1- Paróquias São Paulo Apóstolo; 2- Nossa Senhora do Rosário de Pompéia; 3- Nossa Senhora dos Navegantes
4 de setembro
6º Dia da Novena. Tema: Maria, mãe e modelo das famílias
10h- Santa Missa- Pe. José Myalil Paul
11h- Reza do Santo Rosário- Apostolado da Oração
12h- Santa Missa- Pe. Paulo Vitor da Silva
14h- Celebração Mariana
16h- Santa Missa- Pe. Wilson José da Silva
18h30- Novena
19h- Santa Missa: 1- Paróquias Nossa Senhora Aparecida; 2- São João Batista
5 de setembro
7º Dia da Novena. Tema: Maria, auxílio de todos os cristãos
10h- Santa Missa- Pe. José Myalil Paul
11h- Reza do Santo Rosário- Catequese Catedral
12h- Santa Missa- Pe. Paulo Vitor da Silva
14h- Celebração Mariana- APASEM
16h- Santa Missa- Pe. Renan Fonseca e Censi
18h30- Novena
19h- Santa Missa: 1- Paróquias São José Operário; 2- Imaculado Coração de Maria; 3- Jesus Crucificado
6 de setembro
8º Dia da Novena. Tema: Maria, missionária de Jesus Cristo
10h- Santa Missa- Pe. José Myalil Paul
11h- Reza do Santo Rosário
12h- Santa Missa- Pe. Luciano Barbosa de Souza
14h- Celebração Mariana- Colégio Stella Maris
16h- Santa Missa- Pe. Joseph Thomas
18h30- Novena
19h- Santa Missa: 1- Paróquia Nossa Senhora do Carmo; 2- Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
7 de setembro
9º Dia da Novena. Tema: Maria, mãe dos vocacionados; 10h- Santa Missa- Frei Lino e Legião de Maria; 11h- Reza do Santo Rosário; 12h- Santa Missa- Pe. Paulo Vitor da Silva e Comissão da Catequese; 14h- Celebração Mariana- Mãe Rainha; 16h– Santa Missa- Pe. Gleyson Quirino de Oliveira e Renovação Carismática; 18h30– Novena; 19h– Santa Missa: 1- Seminário Diocesano São José. No Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat: 9h- Santa Missa- Pe. José Myalil Paul e às17h- Santa Missa- Pe. Denilson de Freitas da Silva.
8 de setembro
6h- Santa Missa- Frei Lino de Oliveira, OC; 7h- Santa Missa- Pe. Renan Mascarenhas Santos; 8h- Santa Missa- Pe. Ricardo de Barros Marques; 10h- Santa Missa Campal- Dom Tarcísio Scaramussa – Bispo Diocesano Portanto, em seguida acontecerá a procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat até o Paço Municipal, onde será feita a Renovação da Consagração da nossa cidade a Nossa Senhora e depois a venerada imagem será conduzida ao seu Santuário.
9hs- Santa Missa- Pe. Luís Alfonso Betancourt Cerquera; 11hs– Santa Missa- Pe. Wilson José da Silva; 16hs- Santa Missa Campal- Dom Tarcísio Scaramussa- Bispo Diocesano e às 19hs- Santa Missa Campal- Pe. José Myalil Paul (Encerramento das Festividades).
Devolução de séculos
A pouca distância de Barcelona, na Espanha, ergue-se a Montanha de Monte Serrat, que deve o nome à forma aguda de seus picos. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora. A imagem, escondida numa caverna do Monte Serrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e, em solene procissão, levada para o lugar onde, desde então, se ergue o célebre Santuário.
A devoção teve início a partir do século Vi, com uma série de milagres que começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão.
Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.
Na América Latina, a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi iniciada pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Monte Serrat no Rio de Janeiro.
Santos
Em Santos, a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no morro de São Jerônimo, entre 1599 e 1610, deve-se a D. Francisco de Souza, o governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem. Segundo suas ordens, a capela foi entregue aos monges beneditinos, assim que estes aqui se estabeleceram.
Logo depois, durante uma invasão holandesa na Capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da “Virgem Poderosa” do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abriga grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.
Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi delimada como salvadora da cidade em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade”, confirmada pelo Papa Pio XII, a 08 de setembro de 1955 e coroada como tal. Todos os anos a cidade celebra a festa de sua padroeira, no dia 08 de setembro.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.