Confira fotos do eclipse solar visto no Canadá | Boqnews
Foto: Daniel Augusto

astronomia

09 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Confira fotos do eclipse solar visto no Canadá

Brasileiro que mora no Canadá conta a sensação de ver o eclipse

Por: vinícius dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última segunda-feira (8) ocorreu o fenômeno eclipse solar, visível nos Estados Unidos, México e Canadá. O Brasil não pode ser visto, pois a América do Sul não se encontrava na trajetória do eclipse.

Confira fotos abaixo do fenômeno astronômico tiradas pelo engenheiro elétrico formado pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e residente no Canadá há 8 anos, Daniel Augusto Prado.

Augusto que mora na cidade de Brantford, Ontário (que fica há 1 hora de Toronto) e trabalha como Construction Project Manager (Gerente de projetos de construção) contou um pouco da experiência em observar o eclipse. “Foi um evento bem interessante aqui no Canadá, mobilizou todo mundo, não eram em todas cidades que aconteciam. Tinha um mapa das cidades, muita gente veio para região. Foi um evento bem contagiante, em termos de você ver um fenômeno natural, que não acontece toda hora, o dia virou noite por dois minutos, ficou bem escuro, voltou de novo, foi uma sensação de que parecia um réveillon, foi bem legal, curtimos bastante”.

Assim como, ele ainda informa que sua esposa saiu mais cedo do trabalho e todo mundo foi liberado, as crianças não tiveram aula. “Eles deram devido valor como se fosse espécie de feriado, nenhuma criança teve aula nesse dia, porque envolve as questão dos óculos, se não usar, pode machucar as vistas. O que eles fizeram? Preferiram liberar e deixar a responsabilidade com os pais para que isso ocorresse”.

 

Minutos antes do eclipse começar. Foto: Daniel Augusto

 

Lua cobrindo o sol. Foto: Daniel Augusto

 

Eclipse total. Foto: Daniel Augusto

O engenheiro também gravou o momento do eclipse total. Vídeo: Daniel Augusto.

O que se resume esse fenômeno?

O eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar. Desse modo, acaba-se projetando uma sombra sobre o planeta.

 

Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?

Os brasileiros verão o eclipse solar total em 12 de agosto de 2045. O ápice previsto deve ocorrer às 16h19.  Depois, o outro deve acontecer apenas em 2125.

Além disso, os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.

 

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.