Conheça as histórias de lutas e conquistas das mulheres | Boqnews
Foto: Mala

dia internacional das mulheres

01 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça as histórias de lutas e conquistas das mulheres

Lutas femininas do passado impactaram na história do Dia Internacional da Mulher

Por: Carla Nascimento

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

8 de março representa o dia Internacional das Mulheres. Uma data que representa igualdade de direitos, representatividade e reconhecimento. A data serve para refletir os desafios passados e os que podem melhorar para que assim tenhamos uma sociedade mais justa e que respeite os direitos das mulheres.

Direito ao voto

Em fevereiro, celebramos a conquista do direito ao voto pelas mulheres no Brasil. A luta delas pelo direito de votar e serem eleitas ganhou força no início do século XX, por meio do movimento sufragista brasileiro.
No entanto, somente em 1932, durante o governo provisório do ex-presidente Getúlio Vargas, é que as mulheres conquistaram o direito ao voto, por meio da implementação de um novo código eleitoral. Dois anos depois, em 1934, o voto feminino foi oficialmente previsto na Constituição.

Educação

Até cerca de 1827 no Brasil, as mulheres não podiam estudar sem a permissão de seus maridos. Somente em 1879 é que a entrada das mulheres nas universidades foi liberada. Atualmente, as mulheres conquistam espaços em diversas áreas de trabalho, pois têm a oportunidade de estudar, trabalhar e progredir, assim como os homens.

Mercado de trabalho

Atualmente, no Brasil, as mulheres têm liberdade para ocupar diversos postos de trabalho, mas há menos de um século isso não era possível. As mudanças e avanços nesse cenário começaram a ocorrer na década de 1930. Em 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho conquistou a proteção profissional da mulher e garantiu direitos como a licença-maternidade remunerada.

Na sociedade

A historiadora Cristiane Amarante comenta sobre o futuro das mulheres na sociedade. “Eu vejo a diferença da minha filha para mim. E a minha filha é muito mais feminista do que eu, por exemplo, porque é muito mais defensora das causas e até em questão às causas sociais. Não que eu não seja, sou muito. Assim já vejo como uma versão melhorada da minha geração. Então creio que as outras gerações ainda vão ocupar mais espaços de poder e terão mais cargos que hoje são considerados masculinos. Vamos ter muito mais engenheiras e advogadas, por exemplo”.

Na política, a primeira lei de cotas foi em 1995. Determinou que cada partido garantisse 20% das vagas de candidatura ao cargo de vereadora. Após dois anos, essa lei foi substituída por outra que vigora atualmente, onde exige reserva de 30% das vagas de candidatura aos cargos de vereadora, deputada estadual e federal para mulheres.

O Dia Internacional da Mulher é importante para lembrar a valorização das lutas e conquistas antigas. Com isso, elas servem como uma enorme influência na batalha pelos direitos femininos e também na conscientização de uma outra visão.

“As mulheres do futuro serão criadas pelas atuais, que já estão ocupando espaços de liderança e destaque, então já vão nascer em um mundo mais aberto”, ressalta a historiadora.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.