Costureiras da Vila Gilda expõem evolução do biquini no shopping Praiamar
A história do traje de banho, desde seu início no século 19 até os dias atuais, poderá ser conhecida na exposição A Evolução do Biquini, a ser inaugurada nesta terça-feira (12), no Lounge do Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80), na Aparecida, com coquetel somente para convidados, a partir das 20h.
Exibindo o trabalho de costureiras da Cooperdique – Cooperativa de Trabalho de Costura do Dique da Vila Gilda Costurando o Amanhã, da Zona Noroeste, a mostra ficará aberta à visitação do público entre os dias 13 a 24, durante o horário de funcionamento do shopping, das 10 às 22h. Comemorando os 65 anos de confecção do 1º biquini, a exposição realizada por meio de parceria entre Prefeitura, Cooperdique e Praiamar, contará com 15 peças, das quais três são originais de época do acervo do
Antiquário Castelinho. Quem comparecer poderá ainda apreciar bonecas barbies com trajes de banho, além de painéis contando a evolução desta vestimenta, que teve o primeiro modelo criado em 1946 pelo estilista Louis Réard, na França.
As confecções da mostra são fruto de oficina realizada desde fevereiro com as costureiras da Vila Gilda no Castelinho, ministrada pela proprietária do estabelecimento, Júlia Simões. “A ideia é incentivar a capacidade da Cooperativa, valorizar esta profissão que é milenar, envolver essas mulheres na história da costura e gerar mercado de trabalho para elas, colocando-as em evidência”, afirmou a chefe da Coordenadoria de Políticas para Mulher da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania), Fernanda Vannucci.
Ela salienta ainda a modificação dessas mulheres. “Hoje são mais confiantes em seu trabalho, envolvem a família na produção e já trabalham para duas confecções”. A exposição tem curadoria da Arabesco Design e apoios culturais do Antiquário Castelinho, Fulgore – Você merece brilhar, Esamc e Praiamar Shopping.