Crítico analisa a manifestação do sagrado no teatro do diretor Antunes Filho | Boqnews

ETC

06 DE SETEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Crítico analisa a manifestação do sagrado no teatro do diretor Antunes Filho

Ao longo de dez anos, Sebastião Milaré pesquisou o método criado pelo renomado diretor Antunes Filho para o fazer teatral. Desde referências estéticas até os espetáculos resultantes desse trabalho, tudo foi minuciosamente acompanhado por meio de observação constante, documentos publicados e inéditos, e depoimentos do diretor e de atores que trabalharam com ele. O resultado […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao longo de dez anos, Sebastião Milaré pesquisou o método criado pelo renomado diretor Antunes Filho para o fazer teatral. Desde referências estéticas até os espetáculos resultantes desse trabalho, tudo foi minuciosamente acompanhado por meio de observação constante, documentos publicados e inéditos, e depoimentos do diretor e de atores que trabalharam com ele. O resultado dessa pesquisa é Hierofania: o teatro segundo Antunes Filho, um livro que documenta a obra do encenador como uma de suas mais autênticas vertentes: a manifestação do sagrado.


O lançamento da obra acontece durante o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, evento que reúne, em sua primeira edição, trinta espetáculos nacionais e internacionais, além de atividades formativas, exposições e debates. No dia 6 de setembro, o crítico, pesquisador e autor do livro, Sebastião Milaré, e o diretor de teatro Antunes Filho se encontram no SESC Santos para um bate-papo sobre o teatro e o desenvolvimento da expressividade na formação do ator.


Para Sebastião Milaré, a cena é um espaço no qual o gesto mítico da criação se atualiza permanentemente, a partir do eterno retorno ao caos – o palco vazio. Um pensamento desta ordem é colocado em prática no teatro de Antunes Filho, em trabalhos como Macunaíma ou nas investigações desenvolvidas no Centro de Pesquisa Teatral do SESC (CPT), dois momentos que marcaram uma mudança nas investigações estéticas do diretor.


A partir de uma perspectiva histórica, Hierofania, lançado pelas Edições SESC SP, traz o sistema e o método elaborados por Antunes Filho para o desenvolvimento do potencial expressivo do artista, sempre fundamentados na ideologia de que é preciso formar e transformar o ser humano para que se forme o ator. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, “podemos dizer – e sentir – que o trabalho desenvolvido por Antunes Filho com seus atores não é feito de “achismos” ou como simples projeto na busca pela fama televisiva. Um caminho árduo se inicia ao artista que se aventura a seguir a complexa visão de mundo do diretor, tornando o fazer teatral uma profissão de fé e o palco, um lugar para o sagrado.”


Sobre o autor – Sebastião Milaré é jornalista, crítico e pesquisador de teatro. Desde 1994 é curador de teatro do Centro Cultural São Paulo. Por vinte anos foi crítico teatral na revista artes: e tem ensaios publicados em periódicos do Brasil e do exterior. Criou e edita desde 2000 a revista eletrônica www.antaprofana.com.br. É autor dos livros Antunes Filho e a dimensão utópica (Ed. Perspectiva, 1994) e Batalha da quimera (Ed. Funarte, 2009), de peças teatrais e atua também como dramaturgo e roteirista, além de ter participado de várias obras coletivas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.