Segunda edição do Circuito de Cultura Popular acontece de 22 a 28/8 | Boqnews

Cubatão

18 DE AGOSTO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Segunda edição do Circuito de Cultura Popular acontece de 22 a 28/8

Ruas, praças e escolas de Cubatão receberão mais de 140 artistas em apresentações gratuitas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

 

Na semana em que se comemora o Dia do Folclore, Cubatão vai receber uma grande festa para a população: a segunda edição do Circuito de Cultura Popular. Teatro, música, contação de histórias, dança de rua, cortejo de maracatu, dança popular de origem africana chamada jongo, serenatas, teatro de mamulengos, oficinas educativas e fórum fazem parte da programação, que valoriza a arte e a cultura popular do país.

foto brincantorias 1

Brincantorias é atração no dia 28 de agosto

Patrocinado pela Usiminas, o circuito chega ao município com mais de 140 artistas em diversas apresentações e atividades gratuitas espalhadas pelas praças, ruas e escolas da rede pública da cidade.

Entre os destaques do Circuito estão as atividades realizadas na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro. No fim de semana (dias 27 e 28) será montada na praça uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, para a realização de diversas apresentações artísticas e formativas abertas ao público.

Uma Feira Criativa também será realizada no local, organizada pela Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural. A atração oferecerá ao público artesanato, artes visuais, coleções, antiguidades, artigos de moda, discos de vinil, livros, gibis, paisagismo e perfumaria. A gastronomia ficará por conta de diversos food trucks que serão estacionados no entorno da praça, organizados pela Secretaria Municipal de Turismo.

Programação

Para compor a programação, os produtores do Circuito promoveram um chamamento público e receberam a inscrição de 72 propostas, vindas de diversas cidades do Estado de São Paulo, principalmente das cidades da Baixada Santista. “Ficamos muito felizes com o resultado deste chamamento. Recebemos muitas inscrições de grupos e artistas da região, mostrando que aqui há uma produção cultural significativa. Uma das ideias do Circuito é promover o intercâmbio entre estes artistas e mostrar ao público nossa produção cultural local”, explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação. “Para que o público interaja, dance e brinque junto com o artista popular, nos empenhamos em proporcionar uma programação com foco não só na difusão, mas também na formação do conhecimento sobre a cultura popular brasileira. Por isso, nesta edição, convidamos grupos e mestres para realizar oficinas e debates abertos ao público, proporcionando uma grande celebração da coletividade e participação popular”, completa Talita Berthi.

Em sua primeira edição, realizada em 2014, o circuito promoveu 55 espetáculos, beneficiando mais de 17 mil pessoas. Para esta segunda edição, além de Cubatão, o circuito percorrerá ainda as cidades de Guarulhos (de 15 a 18 de setembro) e Santos (de 6 a 9 de outubro). O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, com  apoio do Instituto Cultural Usiminas, Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo da Prefeitura Municipal de Cubatão, SESI São Paulo e patrocínio da Usiminas.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.